Seguindo pela Estrada Real, pela MG-129 é possível visitar Ouro Branco, um dos municípios mais antigos do estado. Com aproximadamente 40 mil habitantes, sua história está atrelada à exploração do ouro branco no século XVII. A região reserva, ainda, opções de lazer interessantes para fãs do turismo de aventura, com o Parque Estadual Serra do Ouro Branco.
Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), o parque possui uma área de mais de sete mil hectares, abrigando cachoeiras, mirantes e trilhas com vegetação de mata atlântica. É o marco inicial da Cadeira do Espinhaço, uma cadeira montanhosa que se estende por Minas Gerais e Bahia.
Na época do século XVIII, a área era conhecida como Serra do Deus-te-livre, em função da grande quantidade de assaltos que os viajantes sofriam ao optar por essa travessia. Sua localização privilegiada o torna um divisor de águas de três bacias hidrográficas: do Rio das Velhas e do Rio Paraopeba, da bacia do Rio São Francisco e a bacia do Rio Piranga, afluente do Rio Doce.
Abraçado pelo relevo no alto da Serra, está o vilarejo de Itatiaia, uma alternativa para turistas que querem aproveitar alguns dias em companhia da bela paisagem. Conhecida por ser um destino agradável de fim de semana, o local oferece um belo pôr do sol com vista para a serra. Localizado entre Ouro Branco e Ouro Preto, possui apenas uma rua principal com casas decoradas e coloridas.
Serviço
E-mail: parqueserradoourobranco@meioambiente.mg.gov.br
Telefones: (31) 3741-8242 / (31) 98829-6879
Endereço: Av. Miguel Vieira Sobrinho, nº 137, Centro -
Ouro Branco
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Mariana Carvalho, no dia 21/05/2022 - 10:00