Enfermeiros e técnicos em enfermagem puderam aprender mais sobre o assunto
Para comemorar o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, celebrados em 12 de maio, o Centro de Hemodinâmica do Hospital FOB promoveu um evento voltado a esses profissionais. A palestra “Dor torácica, triagem do infarto agudo do miocárdio pela enfermagem”, foi realizada no dia 5, no hotel Vertentes, e envolveu trabalhadores da classe de diversas cidades como Lafaiete, Jeceaba, Mariana, Ouro Preto, Congonhas, entre outras.
Carolina Ribeiro Campos explica que a palestra visa reforçar as condutas do enfermeiro frente aos sinais e sintomas da dor torácica
Gerente assistencial e responsável técnica pela enfermagem do Hospital FOB, Carolina Ribeiro Campos explica que a palestra visa reforçar quais são as condutas do enfermeiro frente aos sinais e sintomas de uma dor torácica: “A capacitação é importante para que o profissional identifique de imediato a doença, o paciente seja atendido rapidamente e as interversões necessárias sejam realizadas o quanto antes, obtendo assim sucesso no tratamento. Ou seja, é para ser mais eficiente”, informou Carolina, destacando que o encontro ainda busca unir os profissionais da região.
A importância da enfermagem na triagem dos pacientes
O cardiologista intervencionista e hemodinamicista, Humberto Lucas Gonçalves, foi o palestrante da noite e pontuou que a incorporação da enfermagem no diagnóstico do infarto tem trazido benefícios no tratamento dessa patologia: “Na verdade, nós médicos em parceria com a enfermagem somamos muito no atendimento ao paciente grave com infarto agudo do miocárdio. A Sociedade Brasileira de Cardiologia tem enfatizado essa participação cada vez mais, dando mais autonomia à enfermagem para nos ajudar nesse tipo de diagnóstico”.
Didático, o médico Humberto explicou as variações das dores de um paciente com infarto
Nesse sentido, capacitar esses profissionais se torna fundamental: “O atendimento precisa ser ágil, esse paciente tem que ter prioridade e a gente sabe que nada melhor que uma pessoa que está à frente no atendimento da enfermagem para fazer isso. Nosso público-alvo na palestra são profissionais, com nível superior ou técnico, e que atuam em pronto-atendimento. Nós buscamos valorizar a região, abrindo espaço para enfermeiros de diversas cidades”, afirma o médico.
Ainda segundo o cardiologista poder participar de um evento como esse é gratificante por dois motivos: compartilhar conhecimento e melhorar o atendimento ao paciente: “Queremos, cada vez mais, fortalecer o tratamento em Ouro Branco, que é referência. Temos um serviço qualificado, um CTI capacitado, um bom pronto atendimento, e o serviço de Hemodinâmica atualizado. Queremos continuar tendo essa credibilidade”.
Um dos objetivos do evento foi unir os profissionais da área
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Frances Elen, no dia 14/05/2022 - 08:49