Tempo em Lafaiete: Hoje: 25° - 14° Agora: 20° Segunda, 25 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,124
Pescaria


Temporada de pesca começa dia 1º de março




 

Os pescadores devem respeitar a Piracema e só começar a pescar no dia primeiro de março de 2022

O período de defeso nas bacias hidrográficas do estado de Minas Gerais termina no dia 28 de fevereiro e no dia primeiro de março começa, finalmente, a esperada temporada de pesca 2022. A expectativa é que haja muita ação em rios tradicionais do estado, como o Paracatu, São Francisco, Urucuia, Grande, e afluentes. Na nossa região, as boas anzoladas devem acontecer nos rios Piranga, Guarará, Manso, Paraopeba, São João e seus afluentes, que devem ser prósperos em lambaris do rabo vermelho, piaus três pintas, curimbas, piaus verdadeiros, piabas, timburés, mandis, carás dourados, traíras e muitas outras espécies.

Rios como o Córrego dos Veados, Jorge, Jorginho, Jorjão, Indaiá, Bambuí, entre outros, devem receber muitas pescadores de Lafaiete, que fazem o já famoso bate e volta, trazendo muitos lambaris graúdos, que são considerados os maiores de Minas. Pescadores ouvidos pela coluna já preparam as tralhas e só aguardam o fechamento da Piracema para iniciar as viagens, que acontecem semanalmente até a vazão total dos rios, quando os peixes tendem a migrar para os grandes rios.

Migração
A piracema, palavra de origem tupi, significa "subida ou saída dos peixes", e é o período no qual ocorre o movimento de várias espécies de peixes em direção às cabeceiras dos rios com o objetivo de continuarem o ciclo reprodutivo. Estes peixes são conhecidos como migradores, como o dourado, surubim, curimatã e tantos outros. Os peixes migradores são as espécies mais conhecidas e valorizadas na pesca profissional e amadora do país, devido à importância na alimentação humana.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Mariana Carvalho, no dia 06/03/2022 - 11:00


Comente esta Notícia