As fortes chuvas ocorridas em janeiro e fevereiro e os consequentes danos causados por elas nos forçaram a decretar situação de emergência no município de Congonhas.
Até o momento, várias iniciativas foram tomadas para reduzir os danos causados, como remoção de entulho, liberação e limpeza de vias, recolhimento de móveis danificados, desobstrução de bueiros, entre muitas outras. Porém, várias das medidas que integram os planos de resposta e reconstrução da cidade ainda estão em planejamento e execução, abrangendo basicamente todas as Secretarias Municipais.
Destacamos as leis recém-aprovadas no Município, que criaram os Programas Recupera e Recomeço. Os programas estão sendo geridos por diversas Secretarias, o que demanda um grande trabalho integrado para entregar os benefícios aos cidadãos, que tanto sofreram nas últimas semanas.
Nenhuma destas iniciativas, porém, podem ser executadas sem a presença e o trabalho do servidor, que tanto tem se dedicado, com garra e carinho, mostrando o compromisso com nossa cidade.
Por estas razões e diante deste quadro, optamos por não decretar ponto facultativo segunda e terça-feira, dias 28 de fevereiro e 1º de março, datas que não são consideradas feriados municipais, estaduais ou nacionais. Temos a necessidade urgente e inadiável de manter a Prefeitura em operação para superar os problemas ocorridos e entregar ao cidadão um serviço público eficiente e com qualidade. Seria uma grande incoerência de nossa parte parar os trabalhos por quatro dias consecutivos, com um volume tão grande de serviço a ser feito.
É importante lembrar também que as cidades vizinhas que optaram por decretar ponto facultativo na segunda e na terça não sofreram com as chuvas com a mesma intensidade que Congonhas e não tiveram que decretar situação de emergência.
Portanto, nossa decisão de manter apenas a quarta-feira de cinzas como ponto facultativo está mantida. Contamos com a compreensão de todos os cidadãos congonhenses e dos nossos servidores. Vamos seguir juntos trabalhando para ter uma cidade cada vez mais agradável, segura, tranquila e boa para se viver. Um grande abraço para todos!
Cláudio Antônio de Souza
Prefeito de Congonhas
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 25/02/2022 - 09:00