Tempo em Lafaiete: Hoje: 25° - 14° Agora: 23° Segunda, 25 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,790 Euro agora: R$ 6,086
Comunidade


JORNAL FOB: Entenda a diferença entre Intolerância à Lactose e APLV

Ambos os distúrbios têm como origem o leite e seus derivados




 

Um dos temas relacionados à saúde que está muito em alta nos últimos tempos é a “Intolerância à Lactose”. Porém, outro distúrbio relacionado ao leite e que frequentemente é confundido com a Intolerância é a “Alergia à Proteína do Leite de Vaca”, conhecida pela sigla APLV.

A Intolerância à Lactose é um distúrbio digestivo associado à baixa ou nenhuma produção de lactase pelo intestino delgado. Como consequência, essa substância chega ao intestino grosso inalterada. Ali, ela se acumula e é fermentada por bactérias que fabricam ácido lático e gases, o que promove a maior retenção de água e o aparecimento de diarreia e cólicas.

Existem 3 tipos de Intolerância à Lactose: a primária, na qual o intestino reduz a produção da lactase por conta do envelhecimento. A secundária, a qual é ocasionada por alguma doença ou ferimento que impede ou reduz a produção de lactase. E a congênita, na qual a pessoa já nasce com o problema.

Seus sintomas estão relacionados ao sistema digestivo, sendo eles: diarreia, dor e inchaço abdominal, dores de cabeça, fadiga, náuseas ou vômitos. Além da avaliação clínica, o diagnóstico da intolerância à lactose pode contar com quatro exames específicos: teste de intolerância à lactose, teste de hidrogênio na respiração, teste de acidez nas fezes e teste genético de intolerância à lactose (analisa o gene MCM6, responsável pela produção de lactase enzima que realiza a digestão da lactose no organismo).

APLV

A Alergia à Proteína do Leite de Vaca, conhecida como APLV, ocorre quando o nutriente é absorvido pelo intestino, mas causa reações devido à sensibilidade do organismo. E essa proteína pode estar presente tanto no leite, quanto nos seus derivados como, por exemplo: queijos, manteiga, requeijão, ricota, iogurte, creme de leite, doce de leite, leite condensado, cream cheese, etc.

Os sintomas da APLV são divididos em três categorias: reações imediatas, quando aparecem de segundos até duas horas após a ingestão ou contato com o leite de vaca ou derivados, provocando urticárias, inchaço nos lábios e olhos, vômitos ou diarreias.

Choque anafilático: reação alérgica aguda e muito grave. Caracteriza-se por um colapso cardiorrespiratório, com sintomas como dificuldade para respirar, pulso rápido e corpo frio, por exemplo. E as reações tardias, que podem aparecer horas ou dias após o contato ou ingestão do leite de vaca ou derivados, com sintomas como vômitos tardios, cólicas intestinais, gases, inflamação no intestino, etc.

Tratamentos

Tanto para Intolerância à Lactose, quanto para a APLV, as linhas de tratamento são variadas e ocorrem por meio de dietas restritivas. Entre as especialidades médicas que tratam os dois distúrbios estão o gastroenterologista e o alergologista, mas o tratamento também pode ocorrer através de uma equipe multidisciplinar, como por exemplo: acompanhamento pediátrico, clínico geral, nutricionista, dentre outros.

No Hospital FOB, você encontra atendimento médico para as especialidades de gastroenterologista e alergologista.

Na unidade de Ouro Branco, atuam os profissionais: Dra. Ligia Cioni Barbosa (Alergologista) e os médicos gastroenterologistas Dra. Isabela Sousa Gomes, Dr. Joel Justino de Assis e Dr. José Lúcio de Castro Loures. Já na unidade de Conselheiro Lafaiete, atendem os gastroenterologistas: Dra. Isabela Sousa Gomes Niquini e Dr. Joel Justino de Assis.

Os atendimentos realizados na unidade Ouro Branco têm parceria com os principais convênios de saúde, sendo eles:  Allianz, Amil, AMMP, Arcelor Mittal, Bradesco Saúde, Cassi, Cemig Saúde, Copasa Saúde, Fundação Libertas, Fundação FFEMG, Gama, Golden Cross, Intermédica, IPSM, Postal saúde, Premium Saúde, Promed Assistência, Promed Brasil, Saúde Caixa, Saúde Sistema, Sulamérica, Unimed CL (demais Unimeds sob consulta prévia), Usisaúde e Vale.

E a unidade de Conselheiro Lafaiete atende pelos convênios: Allianz, Bradesco Saúde, Cemig Saúde, Copasa Saúde, Fundação Libertas, Gama, IPSM, Premium Saúde, Promed Assistência, Promed Brasil, Saúde Caixa, Saúde Sistema, Sulamérica, Unimed (sob consulta prévia), Usisaúde e Vale. Além disso, o Hospital também realiza atendimentos particulares e pela rede de pré-pagos.

Hospital FOB: com você, em todos os sentidos!

Serviço: Rua Aureliano Chaves, 199

Soledade, Ouro Branco.

Rua Feliciano José da Costa, 15

Centro, Conselheiro Lafaiete

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 22/02/2022 - 16:00


Comente esta Notícia