Tempo em Lafaiete: Hoje: 25° - 14° Agora: 19° Segunda, 25 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,804 Euro agora: R$ 6,086
Região


Alerta: mais de 4 mil pessoas estão em áreas de risco de deslizamentos de terra em Congonhas




 

A prefeitura de Congonhas atualizou as informações sobre a situação da cidade devido às fortes chuvas que assolam o município e região. Há cerca de 200 pessoas desabrigadas e voluntários trabalham para ajudar na separação dos donativos. Equipes da prefeitura também vem atuando em várias frentes.

Além disto, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta por risco muito alto de deslizamento de terras em Congonhas neste domingo, dia 9/01. Segundo a nota, cerca de 4 mil pessoas estão em áreas de risco. Confira as ações informadas pela prefeitura:

200 desabrigados

Cerca de 200 pessoas que ficaram desabrigadas na cidade foram levadas para as escolas municipais. Todas as doações recebidas no Edifício JK, estão sendo separadas e serão entregues às famílias necessitadas. A Prefeitura informa ainda que as famílias vitimadas pelas chuvas que estiverem precisando de cestas básicas deem procurar a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, que está neste momento realizando o atendimento à população no Edifício JK, 230, térreo no Centro. A prefeitura aproveita para agradecer a todos os voluntários que estão ajudando nos trabalhos.

Risco muito alto de deslizamento de terras

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta por risco muito alto de deslizamento de terras em Congonhas neste domingo, dia 9/01, devido às chuvas que atingem a cidade desde a última quinta-feira.

De acordo com o alerta, a previsão meteorológica indica continuidade de chuvas em forma de pancadas com intensidade moderada a forte nas próximas horas. Além disso, há também previsão de chuva desta segunda-feira, dia 10/01. Nessas condições, o cenário de risco de movimentos de massa no município pode se agravar.

Ainda segundo o comunicado, os acumulados de chuva são de até 322 mm nas últimas 96 horas e de 113 mm em 24 horas nas estações do Cemaden localizadas no município.

As áreas de risco de movimentos de massa no município caracterizam-se ocupação em encostas com eclividade moderada a alta e em taludes de corte e aterro e barrancos. De acordo com o alerta emitido, estima-se que cerca de mais de 4 mil pessoas estejam expostas ao risco alertado.

Diante do alerta emitido, e da previsão de mais chuvas nas próximas horas Defesa Civil e a Prefeitura de Congonhas orienta a todos os moradores, especialmente aqueles que vivem em áreas de risco, que mantenham-se alerta, busquem abrigo em locais seguros e que não retornem aos imóveis até que a situação esteja sob controle.

Em caso de necessidade, entre em contato com Defesa Civil pelo telefone 199, ou 3731-4133 ou pelo whatsApp 98746-5045.

Veja no mapa do Cemaden as localidades com maior risco de deslizamentos de encostas.

Prefeito coordena trabalhos

As equipes da Prefeitura de Congonhas coordenadas pelo prefeito Cláudio Antônio de Souza estão espalhadas pela cidade para atenuar os impactos das chuvas. Neste sábado, a cidade registrou cerca de 70mm de chuva de acordo com o ClimaTempo. A Defesa Civil trabalhou durante a madrugada e todo o dia realizando vistorias e monitorando a situação. Várias ocorrências foram registradas pelo órgão.

Congonhas registrou inundações em vários pontos como no Centro, na Praia, Jardim Profeta, Residencial Gualter Monteiro e Fonte dos Moinhos. Também foram registrados deslizamentos de encostas em vários pontos mas, graças às ações preventivas das equipes, não houve registro de vítimas.

"Nossas equipes conseguiram atuar rápido e auxiliar a remoção das famílias das áreas de riscos para abrigos provisórios em várias escolas do município. A população deve ficar alerta aos comunicados oficiais, procurar os abrigos se necessário e solicitar e seguir as orientações da Defesa Civil e das equipes da Prefeitura", salienta o prefeito.

Saiba quais ruas estão interditadas

A Diretoria de Trânsito de Congonhas recomenda que os condutores redobrem a atenção em decorrências de diversos deslizamentos de encostas ou transbordamentos que exigiram a interdição de vias em vários pontos: “Dirijam com prudência e obedeçam às sinalizações das áreas bloqueadas por questões de segurança”.

Acesso entre a Rodoviária e o bairro Santa Mônica continua interditado por risco de desmoronamento de talude.

Avenida Bias Fortes, do N°554 ao 805, Bairro Bom Jesus. Trecho totalmente interditado.

Rua Efigênia Isidoro de Deus, Do n°45 ao 100, Bairro Eldorado

Rua da Recordação interditada até encontro com o campo do Vila Rica

Rua Maria de Melo Alvim, em frente ao n°260, Bairro Boa Vista. Interdição de meia pista, devido a afundamento da via.

Rua Nossa Senhora D'ajuda, do N°27 ao 206, Bairro Alvorada. Somente trânsito local devido a afundamento de via.

Rua do Rosário, entre os N°419 e 449, Bairro Rosário. Trânsito em meia pista devido a afundamento de via.

Acesso ao bairro Jardim Profeta sob o viaduto da BR 040 bloqueado devido transbordamento do córrego.

Avenida Marechal Floriano no Centro, bloqueada devido transbordamento do rio Maranhão.

Rua Joaquim Frederico Ronki, acesso à UPA (Praia), bloqueado devido transbordo do rio.

Rua Pe. Antônio Corrêa, Centro. Interditado acesso à Av. Marechal Floriano.

Av. Israel Pinheiro entre Dom Oscar e Fonte dos Moinhos trânsito em mão dupla.

Acesso ao Dom Oscar bloqueado a partir da R. Bento Alves, nº400, Fontes dos Moinhos

Rua Altary de Souza no bairro Boa Vista parcialmente interditada.

Rua Doutor Vitorino na Vila São Vicente devido alagamento.

Rua Pio André no Jardim Profeta devido alagamento.

Rua Santo Antônio na Praia interditada devido transbordo do rio.

Rua Pacífico Homem Junior e Travessa Luiz Gonçalves no centro, interditadas devido transbordo do rio Maranhão.

Limpeza do bairro Praia

Um dos pontos que foi inundado na cidade foi o bairro Praia e a prefeitura iniciou a limpeza das ruas: “ É importante ressaltar que as chuvas permanecem e ainda há risco de novas inundações, por isso, é necessário  continuar seguindo as recomendações da Defesa Civil.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 10/01/2022 - 09:41


Comente esta Notícia