O I Seminário de Urbanismo – Um novo olhar para uma nova cidade foi uma proposta inovadora realizado pela administração municipal, por meio das Secretarias de Obras e Planejamento, Desenvolvimento Econômico e de Cultura.
O evento consistiu da apresentação e discussão de temas de grande relevância para o desenvolvimento do município e da região em diversas áreas. Participaram do evento técnicos da Fundação João Pinheiro (FJP), que foi recentemente contatada para a revisão do seu Plano Diretor, da Lei de Parcelamento do Solo Urbano e dos Códigos de Obras e Posturas do município, com a finalidade de construir a cidade do futuro, com uma visão mais moderna e melhor para todos.
Durante o seminário foram abordados Licenciamento e Política Ambiental, Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Econômico Integrado, Turismo e Patrimônio Histórico Cultural, Envelhecimento Populacional e Políticas Públicas, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Habitação e Regularização Fundiária.
Houve, também, a participação expressiva de autoridades e lideranças da região que contribuíram para o enriquecimento das discussões dos temas. Os debates foram conduzidos pelo Coordenador Geral de Políticas Públicas da FJP Marcos Assis e os pesquisadores, Luiza de Marilac e Eduardo Leite. Participaram com relevantes contribuições os Prefeitos das cidades vizinhas de Ouro Branco: Hélio Campos; e de Congonhas: Dr. Cláudio Antônio; o Promotor da Comarca de Conselheiro Lafaiete Dr. Glauco Peregrino; além dos secretários municipais e diversas autoridades.
Para o Prefeito Mário Marcus a presença das autoridades e de lideranças políticas como os prefeitos das cidades vizinhas possibilitou o lançamento de importantes propostas a serem implantadas não apenas em Lafaiete, mas em conjunto com outros municípios visando uma pauta para o desenvolvimento econômico regional. “A realização do I Seminário de Urbanismo foi um marco para Lafaiete e região, abrindo importante espaço para a elaboração de uma série de proposta e projetos que contribuirão para o desenvolvimento de toda a região”.
Na oportunidade o Prefeito Mário Marcus entregou as primeiras Certidões de Regularização Fundiária (CRF) a dois proprietários moradores do núcleo Nossa Senhora da Guia, representado todos os demais que receberão suas certidões. Na ocasião receberam as CRFs o Sr. Airton e Sra. Simone, que na cerimônia foram acompanhados das líderes comunitárias Luciana e Romilda.
Encerrando o seminário foi realizada uma audiência pública no plenário da Câmara Municipal para lançamento dos trabalhos da FJP no município. Na oportunidade foi apresentado o Plano de trabalho e o cronograma a ser executado pela Fundação João Pinheiro.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por VICTOR HUGO DO CARMO ROCHA, no dia 11/11/2021 - 14:38