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Região


Mesmo longe da 040, Ouro Branco assume protagonismo na luta por melhorias na perigosa rodovia




Entrega de ofício no Ministério do Turismo para buscar melhorias na Estrada Real/MG 129

Ouro Branco fica a cerca de 19 km da rodovia BR-040 e, naturalmente não sofre os impactos diretos dos muitos problemas da estrada, como buracos, pontes estreitas, engarrafamentos, acidentes e falta de duplicação e acostamento. No entanto, a cidade administrada pelo prefeito Hélio Campos equipe, diferentemente de muitos municípios cortados pela perigosa estrada, assume papel de protagonismo na busca por soluções impactantes que resolvam, de uma vez por todas, o drama de milhares de pessoas que trafegam, trabalham e precisam da perigosa rodovia para tocar suas vidas. Em entrevista ao Jornal CORREIO e portal de notícias CORREIO Online, o alcaide Hélio Márcio Campos (PSDB) conclamou as lideranças políticas e empresariais da região a juntarem forças e lutarem pelas melhorias que estão por vir. Por conta disso, Campos esteve por diversas vezes em Belo Horizonte e também em Brasilia, onde obteve garantias de que as prometidas soluções podem chegar em 2022. Abaixo a íntegra da entrevista: 


Jornal CORREIO: Como o senhor avalia a atual situação da BR-040?


Hélio Campos: A BR-040 historicamente é uma das vias de grande importância para tráfego e deslocamento de pessoas, transporte e escoamento de produção regional. Infelizmente, a atual situação da BR- 040 em Minas Gerais e em nossa região faz com que tenhamos altos índices de acidentes. Apesar das obras e melhorias em alguns trechos dos últimos anos, ainda assim, sempre que pegamos a estrada acabamos por ficar apreensivos sobre como será o trajeto. Uma de minhas maiores referências quando o assunto é a BR-040 é o presidente da Sociedade de Engenheiros e Arquitetos da Região do Alto Paraopeba (Sorear), Crispim Ribeiro. Devemos sempre ficar atentos a todas as possibilidades de melhorar e tornar nosso trânsito na BR 040 mais seguro e, com as audiências e consultas públicas para nova concessão da rodovia, teremos a oportunidade de opinar e demostrar nossas necessidades de inserir prioritariamente obras em nosso trecho no Edital, que, segundo o Ministério da Infraestrutura, deve ocorrer no segundo semestre de 2022.   


Jornal CORREIO: De que forma isso afeta Ouro Branco e região?


Hélio Campos: De maneira direta, o município de Ouro Branco não possui trecho da BR-040 em seu território, mas a BR 040 é essencial para deslocamento de pessoas e escoamento de produção das indústrias, via que possibilita o desenvolvimento local e regional. A perspectiva da nova concessão da rodovia abre a discussão e devemos nos atentar para a inserção de demandas estaduais e regionais nessa pauta. Com base nas referências técnicas do engenheiro Crispim Ribeiro e analisando o atual cenário, podemos perceber que existe a possibilidade de que o Estado do Rio de Janeiro esteja mais bem estruturado e mobilizado politicamente para conseguir melhorias em seu trecho da BR 040, antes de Minas Gerais. De acordo com a avaliação de especialistas como o engenheiro Crispim, com o novo Edital de Concessão e a saída das atuais concessionárias (Via 040 trecho Brasília – Juiz de Fora e da Concer no trecho Juiz de Fora ao Rio de Janeiro) as novas concessões seriam redivididas com primeiro trecho BH-Rio de Janeiro (435 km) e outro trecho com BH-Brasília (734 km). A divisão de recursos e o início das obras de duplicação são pontos que merecem nossa atenção e mobilização. Precisamos lutar para que o Estado de Minas Gerais seja contemplado com melhorias e obras, o quanto antes.   


Jornal CORREIO: Será possível acrescentar alguma necessidade da região a esse projeto?


Hélio Campos: No mês de novembro estão previstas as audiências ou consultas públicas sobre a nova concessão. Essas serão as oportunidades da manifestação da comunidade e também da intervenção de autoridades mineiras para pedir a prioridade de intervenções em nosso trecho e novas obras que garantam mais segurança no trânsito. Es­ta­mos atentos e buscando apoio das autoridades em escala estadual para que Minas Gerais se posicione e busque seus direitos e prioridades nas obras e análises técnicas. Pre­ci­sa­mos nos unir por essa causa regional e estadual. Iremos divulgar nas redes sociais da Prefeitura de Ouro Branco a data e informações sobre as audiências e consultas públicas online que serão realizadas pelo Governo Federal.   


Jornal CORREIO: Quais foram os resultados da sua ida a Brasília?


Hélio Campos: Nos dias 21 e 22 de setembro, acompanhado do vice-prefeito Celso Vaz, secretário de Governo Arthur Campos, presidente da Câmara Municipal de Ouro Branco vereador Leandro Souza, estivemos em Brasília em busca de apoio do Governo Federal e das instituições responsáveis pelo desenvolvimento e infraestrutura em nosso país. Ao lado do prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, entregamos ofício ao Ministro Interino de Turismo, Daniel Nepomuceno solicitando melhorias na BR 040 e, em especial, na MG 129- Estrada Real, ponto de grande fluxo de veículos e, infelizmente, local de diversos acidentes.  Também estivemos com o deputado federal Rodrigo de Castro no Fundo Nacional de Desen­vol­vimento da Educação (FNDE). Novamente com o prefeito de OP, Ângelo Oswaldo, fomos ao Ministério da Infraestrutura, e tivemos uma reunião com o ministro Tarcísio Gomes de Freitas. Tivemos ainda uma visita na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) onde formos recebidos pela equipe geral e o diretor, Guilherme Theo Sampaio. No Ministério da Infraestrutura, ANTT e Ministério do Turismo, tratamos mais detidamente das questões de nossa malha viária, infraestrutura e segurança em na BR-040 e MG-129. Solicitamos às autoridades atenção para nossa região, apoio nos procedimentos de duplicação na BR-040 em Minas Gerais, apresentamos as necessidades de melhorias e ampliação de diversos trechos, reforço da sinalização, em busca de mais segurança para toda a nossa região.   


Jornal CORREIO: Por que participar dessa luta?


Hélio Campos: A batalha por melhorias no trecho da BR-040 em Minas Gerais e em nossa região são lutas regionais. Devemos todos estar unidos: autoridades, políticos, empresários e população lutando por um bem comum, a segurança no trânsito.  A BR-040 é essencial para o deslocamento de pessoas, escoamento de produção de nossas indústrias e, hoje, apresenta em Minas Gerais e em nossa região, um dos trechos mais perigosos e com altos índices de acidentes. Lutar pela segurança na BR 040 não é uma bandeira partidária ou individual, mais sim uma luta coletiva pensando em nossa segurança e de todas as famílias. 


Jornal CORREIO: Suas considerações.


Hélio Campos: A questão da BR-040 esteve em discussão em importantes reuniões regionais como Codap e Amalpa. Estamos divulgando e buscando o apoio de todos, comunidade, autoridades, políticos e entidades que possam colaborar e nos ajudar nessa causa. Gostaria de agradecer ao presidente da Sociedade de Engenheiros e Arquitetos da Região do Alto Paraopeba (Sorear), Crispim Ribeiro, pelas explicações técnicas. Reafirmo a importância da participação de todos para que Minas Gerais e nossa região apresentem as demandas, em especial, os Municípios interceptados pela BR -040. Essa é uma causa de todos!


Prefeito Hélio Campos, engenheiro Crispim Ribeiro e o vice-prefeito, dr Celso Vaz


Reunião no Fundo Nacional de Desen­vol­vimento da Educação (FNDE)




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Postado por Mariana Carvalho, no dia 01/11/2021 - 16:13


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