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Região


Rio de Janeiro pode levar vantagem e receber mais melhorias na nova licitação da BR-040




 

A situação da relicitação da BR-040 precisa de uma atenção urgente das autoridades mineiras e, principalmente, da nossa região. No mês de novembro, estão previstas as audiências ou consultas públicas para a nova concessão da rodovia. O edital, de acordo com informações do Ministério da Infraestrutura, deverá ocorrer no início do segundo semestre de 2022. A questão é que, conforme, relatado o presidente da Sociedade de Engenheiros e Arquitetos da Região do Alto Paraopeba (Sorear), Crispim Ribeiro, o estado do Rio de Janeiro está mais bem estruturado e mobilizado politicamente e capaz de competir com Minas Gerais em relação a alguns aspectos que envolvem esta concessão.

Crispim explica que com as saídas das Concessionárias Via 040, do trecho de Brasília à Juiz de Fora e da Concer, no trecho de Juiz de Fora ao Rio de Janeiro, as novas concessões serão divididas no primeiro no trecho de Belo Horizonte ao Rio de Janeiro (com 435 km) e o outro trecho de Belo Horizonte à Brasília (com 734 km). Os principais aspectos desta mudança estão nas obras e a destinação de recursos financeiros: “Por exemplo, os recursos financeiros, poderão ser atraídos para o estado do Rio de Janeiro, para viabilizar as obras de construções e/ou alargamento de túneis, em regiões rochosas, ao longo do trecho da Serra de Petrópolis, com uma extensão de aproximadamente 20 km”.

Outro ponto que merece atenção, de acordo com Crispim, é que mesmo que o Governo Federal tenha interesse em iniciar as obras de duplicação da BR-040 a partir de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro, poderá não ser possível, pelo fato de o trecho de Nova Lima a Congonhas estar bloqueado para intervenções de obras, em função da existência de Unidades de Conservação Ambiental. Um outro aspecto é a necessidade de prorrogação da Licença Ambiental de Instalação (LI), concedida em 2016, que está preste a vencer. 

Organização 


O engenheiro Crispim Ribeiro reforça que, até o momento, o que tem sido observado é uma significativa desinformação em relação a esse importante empreendimento que pode alavancar o desenvolvimento da nossa região. Mas, felizmente, alguns passos estão sendo dados: “Por uma sugestão do prefeito de Ouro Branco, Hélio Campos, e as ações proativas do Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap), presidido pelo prefeito de Entre Rios de Minas José Walter, participamos recentemente de dois eventos importantes. Nas palestras foram abordadas a retomada das obras de duplicação da 040 e a elaboração das respectivas demandas de obras municipais de infraestrutura, para inclusão no próximo edital da rodovia”, pontua.

Munícipios que precisam apresentar demandas


De acordo com Crispim, os municípios interceptados pela BR-040, que necessitam de apresentarem as suas demandas são: Nova Lima, Itabirito, Congonhas, Ouro Preto, Lafaiete, Cristiano Otoni, Carandaí, Ressa­quinha, Alfredo Vasconcelos, Bar­bacena, Oliveira Fortes, Santos Dumont, Ewbank da Câmara e Juiz de Fora.




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Postado por Mariana Carvalho, no dia 16/10/2021 - 18:32


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