Tempo em Lafaiete: Hoje: 25° - 14° Agora: 14° Terça, 26 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,798 Euro agora: R$ 6,072
Região


Produtores da Estrada Real agora podem vender suas mercadorias pela internet

Parceira entre IER e Fazendinha em Casa vai ajudar a fortalecer a cadeia produtiva local na região




 

Fazendinha em Casa e Instituto Estrada Real se unem em parceria para fortalecer os produtores da região e a memória afetiva dos produtos oferecidos pelo trajeto. A iniciativa visa manter a tradição local e contribuir na distribuição de sabores e saberes. Fazendinha em Casa é um mercado on-line para venda de produtos locais, artesanais, orgânicos e agroecológicos. O Instituto Estrada Real (IER) é responsável pela principal rota histórica e turística do Brasil. Para saber mais, clique aqui e acesse o site.

Para participar, os produtores das mais de 200 cidades da rota da Estrada Real devem realizar um pré-cadastro no site da Fazendinha em Casa. É preciso fornecer informações básicas sobre o trabalho realizado e os produtos oferecidos, para então receber um contato da plataforma de vendas online. Aqueles que aderirem à parceria terão condições especiais em taxas e no uso da plataforma para ampliar as possibilidades de comercialização, além de receber o selo oficial da Estrada Real na sua loja on-line na Fazendinha.

"Os produtores já estão acessando a plataforma para começar a comercializar seus produtos. Nossa equipe está prestando todo o auxílio técnico sobre como se cadastrar, realizar pedidos e tudo mais", conta Cláudia Ligório do site Fazendinha.

Para fortalecer a produção local na rota turística, a ação permite venda simples e direta por meio da plataforma, aliada a uma logística que leve os produtos da Estrada Real a compradores de todo o Brasil. O projeto conta com apoio das administrações municipais de cada localidade para divulgação e apoio institucional local.

"O site tem o foco em produtos artesanais, de pequenos produtores, que normalmente tem que vender para grandes mercados, então a margem não é tão atrativa com um atravessador. A ideia é viabilizamos a venda direta e para isso temos que trazer os produtores para se cadastrarem. Na pandemia, a venda on-line se mostrou um canal eficiente e completo. Estamos trabalhando com convênios com os Correios e transportadoras, para possibilitar um custo mais barato na logística e a entrega é conduzida direto pelos produtores. Acreditamos que assim conseguiremos mudar o local e trazer o envolvimento e riqueza para estes produtores", explicou o diretor Executivo do IER, Daniel Junqueira.

 

Instituto Estrada Real

É uma instituição da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) com a finalidade de valorizar o patrimônio histórico-cultural, estimular o turismo, a preservação e revitalização dos entornos das antigas Estradas Reais remanescentes.

É a maior rota turística do Brasil, redescobrindo os caminhos da Coroa Portuguesa para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. São mais de 1.630 quilômetros de extensão e 300 anos de história, contada pelos produtores locais e pelas paisagens únicas do percurso.

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Mariana Carvalho, no dia 22/07/2021 - 18:33


Comente esta Notícia