Segundo as informações divulgadas pela Polícia Militar, os principais alvos de criminosos que desejam passar notas falsas são os estabelecimentos comerciais. A tática mais empregada é comprar produtos baratos e pagar com cédulas de alto valor para terem maior troco, ação também chamada de "troco limpo". Outra estratégia é aplicar o golpe em horários de pico do comércio e no fim de ano.
A PM alerta que é fundamental ter atenção no momento de recebimento das notas e seguir os seguintes passos:
Os policiais informam que se você recebeu uma nota falsa em um terminal de autoatendimento ou caixa eletrônico deve encaminhar a situação ao gerente da agência bancária para que as providências sejam tomadas. Se não for, a pessoa pode chamar a polícia para registro da ocorrência.
Se você desconfiar da veracidade uma cédula, pode recusá-la. Em casos de suspeitas de golpes, deve chamar a Polícia Militar imediatamente para averiguação. Essa ação de denunciar é fundamental para que os golpistas sejam localizados e encaminhados para a Polícia Civil ou Federal.
Passar nota falsa, mesmo sem intenção, é crime previsto no artigo 289 do Código Penal, com pena prevista de 3 a 12 anos de prisão. Quem tentar repassar uma cédula falsa, após tomar conhecimento de sua falsidade, pode ser condenado a uma pena de 6 meses a 2 anos de detenção.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Mauricio João Vieira Filho, no dia 08/07/2021 - 12:58