Tempo em Lafaiete: Hoje: 25° - 14° Agora: 20° Segunda, 25 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,807 Euro agora: R$ 6,093
Esportes


No rio Paracatu, os peixes estão "pulando" para dentro dos barcos




José do Carmo e o sertanejo Domingos, no rancho Cinco Amigos, que fica à beira do rio Paracatu, em Porto Curralinho

p. de souza
Repórter e pescador

As previsões para o ano de 2021 estão se concretizando e os peixes estão comendo com força, principalmente nos rios Paracatu, Pará, Paraopeba, Urucuia, Velhas e alfuentes. O fenômeno tem a ver com a abundância de chuvas em 2020 e, principalmente, por causa da pandemia da Covid-19, que assustou os pescadores e fez com que muitos deixassem de ir para a beira dos rios. O resultado é que os peixes, principalmente os grandes lambaris do rabo vermelho, piaus verdadeiros e três pintas, matrinxãs, curimbas e traíras estão quase pulando para dentro dos barcos, segundo relato de amigos que foram pescar recentemente.

A turma, composta pelo José do Carmo, Hélio Ciríaco, Camilo, Nilson Guilherme, Tim e Luiz Flávio Vilela, esteve semana retrasada no rio Paracatu, mais precisamente no rancho Cinco Amigos, na localidade de Porto Curralinho, em Buritizeiro, e foi muito feliz na captura de piaus e matrinxãs grandes. Segundo eles, os peixes estavam carregando os caniços e varas para dentro do velho rio, provocando emoção e muita alegria. José do Carmo contou à coluna que fazia tempo que não via o Paracatu tão bom de peixes e com abundância de vida aquática.

Além do Paracatu, há relatos de boas pescarias de lafaietenses no rio Pará, perto de Carmópolis de Minas, e também na região de Pitangui, além do Urucuia e também o Paraopeba. Embora as ações estejam acontecendo mesmo no frio, a procura por pescarias ainda é pequena, já que a maioria dos aventureiros espera a segunda dose da vacina contra a Covid-19. A expectativa é que a pesca melhore ainda mais quando a temperatura esquentar um pouco, o que deve acontecer em agosto. Por conta disso, muitas pescarias estão sendo marcadas para esse mês, principalmente no Paracatu.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Mauricio João Vieira Filho, no dia 25/06/2021 - 12:21


Comente esta Notícia