O Hospital Veterinário conta com uma ampla estrutura para atendimentos aos animais
O Centro Veterinário São Francisco foi inaugurado em abril de 2003 em Conselheiro Lafaiete e vem, há 18 anos, inovando a medicina veterinária na cidade. A São Francisco foi a primeira clínica a ter radiologia, ultrassonografia e, também, a primeira a ter endoscopia e aparelhos como o de anestesia inalatória. Além disso, foi pioneira em serviços como ortopedia e cirurgias complexas.
Atualmente, além de serviços básicos, como consultas, vacinas, atendimento domiciliar, atendimentos de emergência e cirurgias de rotina, o Hospital conta com uma ampla gama de serviços, que inclui serviços de diagnóstico, como: radiologia digital, ultrassonografia, endoscopia, videoscopia rígida, tratamentos de laserterapia, acupuntura, quimioterapia veterinária e internação com assistência 24h.
Após 18 anos de atuação e qualificação, chegou a hora de assumir mais um desafio e, neste ano de 2021, a Clínica Veterinária São Francisco assumiu o status de Hospital. Jean Ciarallo, veterinário e proprietário da São Francisco, explica um pouco mais sobre esse novo passo.
O que muda com a transformação da Clínica Veterinária São Francisco em Hospital Veterinário São Francisco?
O Centro Veterinário São Francisco se transformar em Hospital Veterinário São Francisco é uma vitória para todos nós. Essa conquista é fruto de 18 anos de trabalho incessante em Conselheiro Lafaiete e região. É uma mudança que traz ainda mais evolução na área veterinária para a cidade e um novo gás e foco para todos os nossos colaboradores.
Quais são as exigências para que uma clínica seja autorizada pelo CRMV a se tornar um hospital?
Para ser um hospital veterinário, existe um checklist de vários quesitos a serem cumpridos pela instituição e avaliados pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária, dentre eles: atendimento 24h, estrutura física compatível com hospital, um bloco cirúrgico completo e com equipamentos de apoio à vida, unidade de recuperação anestésica climatizada, internação diferenciada com ala de isolamento para doenças infectocontagiosas, laboratório básico de análises clínicas, ultrassonografia, radiologia e serviços de eletrocardiografia.
Nós, hoje, vamos mais além, oferecendo serviços como endoscopia, atendimento especializado em ortopedia, cardiologia, oncologia e fisioterapia, serviços de laserterapia, criocirurgia, e dispondo de equipamentos, como o microscópio cirúrgico e o cardioversor.
A esterilização dos ambientes hospitalares é feita por ozônio. Todas as alas de canil e gatil são climatizadas e temos sala de espera específica para felinos.
Já há alguns anos, vínhamos nos preparando e incluindo vários destes serviços e infraestrutura. E não é só isso. Muito mais está por vir.
Uma estrutura deste porte, com essa autorização, é algo comum na nossa região?
Não sei dizer se existem outros estabelecimentos na região com a estrutura de Hospital Veterinário. Temos muitos consultórios e clínicas na cidade, sei que Belo Horizonte já tem vários e Barbacena também tem um.
Como foi este processo e o que ele representa para você neste momento em que a clínica chega aos seus 18 anos?
Foi um processo longo. Nós não queríamos apenas falar que éramos hospital, sem ter a certeza de que poderíamos oferecer realmente a estrutura de um hospital veterinário. Então, foram alguns anos remodelando a estrutura, incluindo materiais e serviços diferenciados, fazendo consultoria com profissionais de renome nacional e internacional, como o Dr. Sérgio Lobato, especializado nesta área, além de fecharmos uma consultoria financeira com uma empresa de São Paulo, também voltada apenas para área veterinária, que culminou no aceite de afiliação pela Associação Brasileira de Hospitais Veterinários (ABHV), do qual temos orgulho de fazer parte hoje. Só posso dizer que tudo isso representa uma vitória de muito trabalho e persistência, numa profissão que, às vezes, é tão desvalorizada.
Os clientes podem esperar, também, alguma mudança física no local?
Estas mudanças já ocorreram e estão em pleno funcionamento. Algumas não são tão visíveis por ficarem na área restrita hospitalar. No início do ano, terminamos a construção do canil de doenças infectocontagiosas, com uma ala para internação de cães com doenças contagiosas, totalmente isolada, para não haver risco de contaminação de outros animais.
Pensando no bem-estar dos nossos colaboradores, também criamos uma área de convivência para os funcionários, uma sala de reunião e estudo e um quarto de descanso para o plantonista. Este último, uma exigência para os hospitais veterinários. Temos ainda um bloco cirúrgico completo, com 5 setores: setor de preparo do animal, de desinfecção e paramentação do veterinário, de cirurgia, de lavagem e expurgo de material contaminado e, por fim, setor de esterilização. Nosso bloco cirúrgico foi elogiado pela Vigilância Sanitária de Conselheiro Lafaiete, por seguir perfeitamente as normas do órgão.
Além disso, fechamos uma parceria, e hoje oferecemos estacionamento para nossos clientes, em conjunto com o sacolão máximo, nosso vizinho. Estamos também, avaliando a abertura de uma sala específica para Fisioterapia, especialidade que já oferecemos em nosso hospital.
Na sua opinião, que fatores levaram a clínica - agora hospital veterinário - a se manter no mercado por tanto tempo e com tamanha credibilidade?
Acho que alguns fatores são preponderantes. A inovação é um deles. Fomos pioneiros de vários tratamentos em Lafaiete e, também, investimos bastante em nossa infraestrutura. Outro fator que contribuiu bastante é o constante aprimoramento dos veterinários colaboradores, que participam de cursos, simpósios e congressos, tornando possível um atendimento diferenciado e especializado.
Além disso, contamos com uma equipe de profissionais que realmente vestem a camisa do hospital e trabalham com satisfação, passando isso aos nossos clientes e pacientes.
Por fim, não poderia deixar de dizer que um dos fatores, talvez o mais importante, é a fidelidade e confiança dos nossos clientes que, estando satisfeitos com nossos serviços, acabam repassando aos seus amigos e familiares. O famoso boca-a-boca ainda é a melhor forma de propaganda.
O que podemos dizer da equipe que compõe a São Francisco?
Só posso dizer que é uma equipe maravilhosa. Tenho uma gerente e uma auxiliar que estão conosco desde o início. Recepcionistas que tentam, a todo tempo, resolver os mais diversos problemas, auxiliares veterinários que são apaixonadas pelos animais e dão toda a assistência a eles.
Nossa equipe ainda conta com uma pessoa excepcional, responsável pela limpeza, que é diariamente elogiada pelos clientes porque “a clínica não tem cheiro de cachorro!”. E, para finalizar, um corpo clínico composto por veterinários maravilhosos e muito empenhados no que fazem, uma tríade de conhecimento, profissionalismo e amor pelos animais.
Suas considerações finais:
Venho mais agradecer que qualquer outra coisa. Agradecer à cidade e aos seus cidadãos, que me acolheram há exatos 18 anos e fizeram com que o Centro Veterinário São Francisco expandisse e evoluísse, chegando ao que é hoje.
Agradecer a todas as pessoas que fizeram parte desta história, meu amigo de faculdade, ex-cunhado e ex-sócio, Eder Moraes, que no início vislumbrou o potencial de Conselheiro Lafaiete. Todos os veterinários, funcionários e estagiários que já passaram pela clínica e que, de muitas formas, contribuíram não só com ela, mas com cada animal e tutor que passou pela São Francisco.
Agradecer, ainda, aos grandes amigos e irmãos que conquistei em Conselheiro Lafaiete, que sempre me fazem sentir em casa, a todos os parceiros com os quais caminhei junto ao longo destes 18 anos e, por fim, agradecer à minha família e mulher, que sempre me apoiam incondicionalmente.
Em nome do Hospital Veterinário São Francisco, meu muito obrigado a todos.
Jean Ciarallo
CRMV-MG 5987
• Médico Veterinário Formado há 21 anos pela Universidade Federal de Lavras, com Especialização em Clínica de Pequenos animais e Ortopedia de Pequenos animais.
• Membro da Diretoria da Associação Nacional de Clínicos veterinários de pequenos animais ANCLIVEPA-Minas
SERVIÇO
Hospital Veterinário São Francisco
Jean Ciarallo
Veterinário especialista em Clínica e Ortopedia
Endereço: rua Duque de Caxias, 352, Chapada.
Mais informações: (31) 3721-1530 / saofrancisco@cvsf.com.br
Destacam-se os espaços: recepção ampla e confortável, centro de esterilização de todos os materiais cirúrgicos, bloco de cirúrgico completo e áreas de internações climatizadas.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Frances Elen, no dia 23/04/2021 - 15:16