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Motorista alega ter sido multado em rotativo mesmo após ativar o sistema




 

Estacionar pelas ruas do Centro tem ficado mais caro para o motorista Flávio dos Santos Peixoto, 54 anos. Morador do São Sebastião, em Lafaiete, o empresário foi multado quatro vezes em menos de um ano – e o pior: ele acredita que parte dessas cobranças, que somam um prejuízo de quase R$800, seja indevida. “Quando ainda havia funcionários fazendo a ativação, deixaram no meu para-brisa a notificação, mas com a placa errada. Minha placa é OQF-5439, e na notificação estava OQE-5439. Então, veio a segunda multa. Foi então que eu decidi seguir o conselho do guarda e ir ao Departamento de Trânsito. Levei a notificação e tentei argumentar, mas me orientaram a fazer a defesa da multa. Mas, na época, estava tão ocupado, que acabei pagando as duas. Tudo aconteceu no meio do ano passado, na pandemia, quando estava tudo parado. Inclusive, as lojas que fazem ativação estavam fechadas”, relata.

Acontece que o problema não parou por aí. Em dezembro, Flávio foi multado pela terceira vez e, em janeiro deste ano, pela quarta. E foi exatamente esta última cobrança que levantou a desconfiança do motorista: “A última multa chegou muito rápido e ativação ainda estava no histórico do aplicativo do meu celular. Fui multado no dia 9 de fevereiro, às 15h43, e a multa foi emitida no dia 15. Com isso, em menos de uma semana a multa já tinha chegado na minha casa. Então, pude ver no meu histórico que no dia 9 de fevereiro, às 15h16, eu tinha ativado o rotativo. Isso me trouxe uma dúvida muito grande a respeito do funcionamento do rotativo e das outras multas. Nas outras eu não tive tempo hábil para ver no aplicativo, porque as multas demoraram a chegar, mas nesta última, pude ver que fui multado 27 minutos após ativado o rotativo. Eu printei a tela do aplicativo e tenho a multa em mãos. Eu acho que tem uma falha muito séria neste sistema”, alerta.

Diante dos fatos, o empresário revela que não se sente mais seguro em deixar o carro estacionado – mesmo com o aplicativo ativado: “Antes, a gente colocava o crédito e os próprios funcionários, aqueles de blusa laranja, ativavam. Depois, começaram [a ativar passando] de carro. Quando eu estaciono, eu ativo, porque é minha obrigação. Mas depois eu estou no trabalho, eu sei que carro passa. E como sempre mantinha o crédito, eu não tinha tanta preocupação. Só que agora está acontecendo este tipo de coisa: o crédito está lá e eu estou sendo multado. Eu acho que este serviço está muito mal feito; bagunçado. Uma brecha dessas não tem como passar. Estou questionando a eficácia deste serviço. Inclusive, essa semana com o fechamento do comércio de novo, eu estou tendo dificuldades de achar pontos para os créditos no aplicativo. E o carro da TiMob está rodando. Não sei se estão multando, mas estão cobrando”, conclui.

Nota da Timob

Questionada pelo Jornal CORREIO, a TiMob esclareceu que não é responsável pela emissão de multas e que a ativação dos créditos é de responsabilidade do condutor: “Referente ao serviço do rotativo, informamos que realizamos as monitorias dos veículos estacionados e enviamos as informações para os fiscais. A responsabilidade da ativação do crédito é sempre do condutor. A ativação automática existe para auxiliar os condutores, mas não transfere a responsabilidade da ativação. Também é importante destacar que, no aplicativo, é possível programar a ativação para todo o dia. Já as multas são de competência do município; a concessionária não tem nenhum tipo de acesso para saber se estão sendo emitidas”, pontuou.

A empresa também negou que o erro ao anotar a placa do veículo possa ter incidido em uma cobrança indevida: “O papel deixado no para-brisa do veículo é um aviso de irregularidade, utilizado somente para informar ao condutor que seu veículo está estacionado no local sem crédito ativo; ele não gera multa. Quando ocorre a fiscalização, os agentes utilizam seus equipamentos para conferir se o veículo está com crédito ativo no momento. Desta forma, como citado anteriormente, a placa errada no Aviso de Irregularidade não teria nenhuma possibilidade de gerar uma multa indevida, pois o fiscal tem que digitar a placa novamente para decidir se a multa será aplicada ou não”, garantiu.

Sobre a dificuldade em adquirir créditos para uso do rotativo, a TiMob informou que existem várias formas disponíveis: “O condutor pode adquiri-los por aplicativo, WhatsApp, site e os pontos de vendas - mesmo com a dificuldade por causa da pandemia existem vários pontos abertos. Nesse momento, o rotativo está somando forças para evitar aglomeração nas ruas, realizando o monitoramento dos carros estacionados”, finaliza.

A PMCL foi questionada, mas até o fechamento desta edição não havia se manifestado.




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Postado por Mariana Carvalho, no dia 07/04/2021 - 21:08


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