Relacionamentos amorosos, autoestima e amor inteligente estão entre os temas que serão abordados pela nova colunista do Jornal CORREIO e CORREIO Online, Renata de Assis Pereira. Psicóloga pós-graduanda em Terapia Cognitivo-Comportamental, Renata buscará auxiliar o leitor a compreender melhor suas emoções, esclarecendo dúvidas sobre os pilares que sustentam uma relação saudável e equilibrada, ajudando-o a ter relações mais inteligentes. Perguntas e sugestões de temas poderão ser enviados pelos leitores à psicóloga pelo e-mail: renata.assisps@hotmail.com.
Conforme situa Renata de Assis Pereira, dentro da psicologia, existem várias abordagens, e cada uma trabalha dentro da sua linha específica. “A Terapia Cognitivo-Comportamental, que é a minha linha de atuação, tem como objetivo a compreensão cognitiva, sendo indicada para tratamento de transtornos e centrada no reconhecimento e desenvolvimento das emoções. Busca trabalhar as estruturas mentais do paciente, para que ele aprenda a controlá-las, ajudando-o a se conhecer e desenvolver maturidade para administrar suas emoções. O paciente passa a ser capaz de superar situações difíceis, aprendendo novas habilidades interpessoais”.
O atendimento é personalizado, empático, ético e com respeito, mas o preconceito impede muitas pessoas de buscarem ajuda profissional: “Isso ocorre, muitas vezes, pela falta de informação ou mesmo pela esquiva e evitação da busca do tratamento adequado. Problemas e dificuldades todos nós temos, mas quando percebemos que eles estão afetando diferentes áreas da nossa vida e comprometendo mais que o normal, ou que estão se estendendo por um período longo, é importante ficar alerta e buscar por cuidados profissionais. Um profissional vai o ajudar a passar por esse momento, a diminuir a intensidade dos sintomas e chegar ao diagnóstico e plano de tratamento adequado. Procurar ajuda é uma decisão corajosa que pode ajudar a pessoa a ter uma vida emocional mais saudável”, frisa.
Mas isso tem mudado – especialmente nessa quarentena: “As pessoas têm sentido a forte presença da oscilação de suas emoções. O distanciamento social gera muita ansiedade, medo, angústia, insegurança, autocobrança, o que vem desencadeando um alto índice de adoecimento emocional. Nós, seres humanos, não estamos preparados para lidar com mudanças bruscas. É um estado de sentimentos que resultam em mudanças físicas e psicológicas, que merece atenção e cuidado”, explica a psicóloga. Nesse contexto, o crescimento da busca de atendimento é real, principalmente no atendimento online. “A pandemia trouxe para os profissionais da saúde mental, visibilidade e valorização. A grande tendência do momento na psicologia comportamental são as Terapias de Terceira Onda, que possibilita uma nova perspectiva nos tratamentos da mente, oferecendo um tratamento mais completo aos pacientes”, explica.
Sobre Renata de Assis Pereira
Graduada pela Universidade Presidente Antônio Carlos – Unipac Barbacena, Renata de Assis Pereira trabalhou na coordenação do Creas de Matipó (MG) por 3 anos, desenvolvendo trabalhos na área social e jurídica. Em janeiro, retornou para Lafaiete, onde montou seu consultório: “No despertar dessa nova fase, passei a sonhar grande e dar o meu melhor para que isso tudo acontecesse e pudesse não só atingir meus objetivos, mas também contribuir com o meu saber, ajudando aqueles que estão em busca de saúde e inteligência emocional. Meu interesse pelo entendimento do comportamento humano vem sendo construído dia após dia. O psicólogo possui a sensibilidade de olhar o outro em sua essência, e ajudar o paciente na busca por uma melhor qualidade de vida, fazer parte desse processo é o que faz sentido pra mim e me faz realizada”, finaliza.
Serviços
Bacharel em Psicologia, especialista em Docência do Ensino Superior e pós-graduanda em Terapia Cognitivo-Comportamental
E-mail: renata.assisps@hotmail.com
Instagram @psi.renataassis
Telefone: (31) 99902-8947
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Redação, no dia 15/09/2020 - 10:39