Tempo em Lafaiete: Hoje: 25° - 14° Agora: 14° Terça, 26 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,798 Euro agora: R$ 6,072
Região


Alunos da rede municipal de ensino de Congonhas recebem materiais para estimular habilidades e conhecimento




 

Em casa, alunos das escolas municipais continuam sua formação musical utilizando apostilas especiais distribuídas pela secretaria municipal de Educação (SEMED). As outras áreas do conhecimento também não ficaram de fora: os estudantes continuam suas rotinas de aprendizagem graças à distribuição do Plano de Estudos Tutorados (PET) e de atividades complementares, como o Material Dourado, e ao acesso ao Portal On, do Sistema Positivo de Ensino.

A apostila de música foi entregue aos alunos dos 1°, 2° e 3° anos do Ensino Fundamental I e dos 4° e 5° anos das escolas municipais com Atividades Complementares de Tempo Integral. Aluno da escola municipal Padre Jacinto, Rafael Bittencourt toca flauta doce e tem aulas de música online semanalmente. "Estudo música e minha mãe me ajuda cantarolando as melodias. Gosto muito de música e pratico quase todos os dias. Pretendo praticar para ser um grande músico", conta.


Mas, além de desenvolver habilidades artístico-culturais, as crianças também se dedicam às outras áreas de conhecimento. Aprender matemática, por exemplo, ficou ainda mais divertido com o Material Dourado, distribuído aos estudantes dos 1° e 2° anos do Ensino Fundamental. Ele é composto por 62 peças de madeira, auxiliando na compreensão do sistema de numeração e no cálculo.

Quem tem aproveitado bastante e melhorado o desempenho na matéria é o aluno do 1° ano da escola municipal Rosália Andrade da Glória, Áquilla Marciel Pereira Neves. "Ele pega o material, separa as peças e depois conta para concluir o que o trabalho está pedindo. Ele tenta resolver sozinho. Ajuda muito. Ele está se adaptando bem. O interesse dele pelo material é ótimo. A professora está sempre em contato com a gente e isso tem incentivado ele muito. É bom para ele não ficar parado porque não tem aula presencial", destaca a mãe, Selma Bárbara Pereira.

Planos de Estudos Tutorados

Todos os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II receberam os Planos de Estudos Tutorados (PET), do Programa de Educação Remota do Governo de Minas Gerais, ao qual o Município aderiu. Foram nomeados profissionais responsáveis pela análise, acompanhamento pedagógico e adequação do material.

"Com essa equipe, dividimos os PETs por turma, em que três ou mais professores se dedicaram à verificação e ao aprimoramento do materiais de cada turma. Preparamos tudo com muito carinho e dedicação ao aprendizado. Posso afirmar que o PET de Congonhas é diferenciado, pois pensamos em todos os alunos com ou sem conexão à internet", explica o professor Alysson Eduardo Lázaro Oliveira.

Para Pedro Henrique Cruz Ribeiro, estudante do 9° ano da escola municipal Judith Augusta Pereira, o PET tem contribuído para seu aprendizado. "Tenho um pouco de dificuldade em matemática, mas estou aprendendo e conseguindo fazer. Estou gostando das atividades de ciência, achei mais interessante. Acho que as atividades estão me ajudando", diz.

Também foram entregues livros didáticos de Língua Portuguesa e de Matemática aos alunos de 1° ao 5° ano. Os alunos do 1° e 9° anos receberam livros didáticos de todos os componentes curriculares.

Portal On

Alunos do Maternal III e dos 1° e 2° períodos da Educação Infantil têm acesso ao ambiente virtual do Sistema Positivo de Ensino, o Portal On, que dispõe de um conjunto de tecnologias e recursos que permitem potencializar o aprendizado e o engajamento individualizado dos alunos, de acordo com o seu ritmo.

Aluno do Maternal III, do CEMEI Pingo de Gente, Marco Túlio Pereira adora fazer as atividades do Portal On. Sua mãe, Uiara Pereira, conta que ele está aprendendo muito: "Ele está no Maternal e é o ano de ele aprender cores, números, sons... No Portal tem tudo isso. Ele adora porque lá trabalha cores, sequências, figuras geométricas. É muito interessante e faz com que ele se sinta como se estivesse na escola. A professora ajuda muito, então isso estimula a curiosidade".




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Redação, no dia 06/08/2020 - 10:19


Comente esta Notícia