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Comunidade


Morador volta a cobrar mão única em travessa do bairro Santa Efigênia

Dimensões da Júlia Delfina inviabilizam o trânsito seguro em mão dupla no local




Muito estreita, rua não dá fluidez ao trânsito em mão dupla

A falta de segurança no trânsito em uma estreita, mas movimentada travessa no bairro Santa Efigênia, na região central de Lafaiete, tem sido motivo de preocupação entre alguns motoristas e moradores do entorno. Segundo relata o engenheiro de Segurança do Trabalho Gilberto Gonçalves, o sentido de circulação dos veículos na travessa Júlia Delfina passou por duas mudanças drásticas no último mês, mas o quadro do momento não inspira segurança. Por esse motivo, ele esteve pessoalmente no Departamento de Trânsito, onde entregou um requerimento com alguns questionamentos: “No início de novembro, transformaram a travessa Júlia Delfina em mão única. Dias depois, voltaram a autorizar o trânsito em mão dupla. Queria saber qual foi o critério adotado pelo departamento para realizar tais mudanças. Houve algum estudo técnico para as mudanças de sentido da via?”, questiona.

Conforme situa Gilberto Gonçalves, a travessa Júlia Defina possui dimensões que variam de 2,8m em alguns trechos a 3,5m em outros, o que inviabilizaria, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, a circulação em mão dupla: “O CTB determina que as vias de mão dupla devem ter, no mínimo, 6,5m de largura. Sendo assim, qual lei, norma ou código menciona que moradores de uma determinada rua, avenida ou travessa podem, utilizando-se de um abaixo-assinado, requerer a mudança de trânsito”, questiona o engenheiro de segurança, usando como exemplo o trânsito de uma rua paralela. “A Doutor Zebral possui largura suficiente para o cruzamento de dois veículos, mas, no entanto, é mão única”, situa.

Gilberto Gonçalves defende, ainda, a realização de estudos técnicos dos impactos da circulação de veículos pela via, que possui apenas 200m, aproximadamente, de comprimento. “Será que o Departamento de Trânsito avaliou, de forma técnica, o reflexo do fluxo de veículos vindos de diferentes bairros, tais como Arcádia, Sagrado Coração de Jesus, Boa Vista, Morro da Mina e outros que circulam pela travessa Júlia Delfina como via alternativa? E os veículos que circulam vindos da Barão de Suassuí? De quem será responsabilidade quando ocorrerem acidentes ou incidentes na travessa Júlia Delfina e suas imediações, bem como os conflitos constantes entre motoristas registrados nessa via? Ressalto que a preocupação está pautada na segurança da coletividade”, frisou Gilberto Gonçalves, que pediu esclarecimentos e reavaliação da decisão de manter a via como mão única. “Conto com o apoio do Departamento de Trânsito para que se façam, o mais breve possível, as devidas alterações na travessa Júlia Delfina, utilizando-se critérios técnicos e visando à prevenção e segurança da população”, finaliza.

 

Mais uma vez o Jornal CORREIO enviou ofício ao Departamento Municipal de Trânsito (DMT) e à assessoria de imprensa da PMCL pedindo uma resposta urgente sobre a situação. Nessa semana, dois acidentes aconteceram na via pública, o que deixou os moradores mais irritados ainda.




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Postado por Redação, no dia 31/07/2020 - 12:49


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