Foi inaugurada no dia 13 de julho a Central de Videomonitoramento "Olho Vivo", uma parceria entre a Polícia Militar e a prefeitura de Congonhas. Cumprindo os protocolos de segurança de prevenção ao Covid-19, foi realizada uma solenidade restrita, estando presente o Ten Cel PM Jardel Eduardo da Silva Comandante do 31º BPM, o Maj PM Juliano Brandão de Almeida Comandante da 73ª Cia PM/31º BPM, o Prefeito Municipal José de Freitas Cordeiro, o Promotor de Justiça Vinicius de Alcântara Galvão, a Juíza de Direito Flavia Generoso de Mattos.
O videomonitoramento, mais conhecido como "Olho Vivo", é um sistema constituído por câmeras estrategicamente distribuídas pela cidade que captam imagens da via pública e são monitoradas 24 horas por dia por uma equipe treinada no interior da sede da 73ª Cia PM/31º BPM. Atualmente é composto por 28 câmeras de alta resolução, quatro delas integradas ao Sistema Hélios, um software que captura os caracteres das placas de veículos e os envia à central de monitoramento.
No momento em que o veículo suspeito passa pelos locais com videomonitoramento um sinal de alerta é emitido e indica a localização geográfica e o sentido do deslocamento, o que auxilia no cerco e bloqueio. Ele também faz o alerta em tempo real de veículos com sinalização de queixa roubo/furto.
O sistema "Olho Vivo" é uma importante ferramenta no combate à criminalidade, afinal as câmeras são instaladas em locais estratégicos, incluindo entradas e saídas da cidade, permitindo que, diante de qualquer situação suspeita, a Polícia Militar possa antecipar a abordagem, realizando a prevenção criminal e aumentando a sensação de segurança da população
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Redação, no dia 14/07/2020 - 15:28