Tempo em Lafaiete: Hoje: 25° - 14° Agora: 14° Terça, 26 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,798 Euro agora: R$ 6,075
Comunidade


Em quarentena, lafaietenses fazem "Arraiá dendicasa"




 

Esse tempo frio combina perfeitamente com canjica, quentão, fo­guei­ra e todos os pratos típicos e tradições das festas juninas. O problema é que, com o distanciamento social imposto pela pandemia, reunir multidões para uma festança dessas, mesmo que por uma boa causa, como uma obra de igreja, está fora de questão. Mas isso não quer dizer que você precisa esquecer a tradição e deixar de la­do todas as delícias deste tempo. Com muita criatividade, tem gente realizando arraiás virtuais, como é o caso do Colégio Potência (leia mais na página 24 desta edição) e até “Arraiá den di casa”.

A ideia criativa foi adotada pela maquiadora Patrícia Silva, 27 anos. “Fizemos o nosso “Arraiá den di casa” no quintal, na tarde de sábado, dia 20. Eu e minhas duas irmãs decidimos e organizamos tudo em 4 dias. Cada uma fez uma comida típica. Na decoração, usamos materiais simples e baratos, como papelão, cartolina, flores artificiais e bambus. Como estávamos todas na mesma casa, foi fácil nos comunicarmos para organizar tudo e dividir as tarefas”, detalha.

Mas foi preciso pensar com responsabilidade na hora de escolher os convidados: só pôde entrar que já fazia parte do círculo familiar de convivência cotidiana: “Nossa família, incluindo tios e tias, é muito grande. Não seria responsável da nossa par­te concentrar tantas pessoas em um só lugar. En­­­tão, fomos apenas meus pais, minha irmã mais velha com os dois filhos e marido, que moram na casa de cima, minha irmã do meio e o noivo, eu e o meu namorado. Nos divertimos muito! Es­pe­ra­mos com fé que na próxima teremos todos juntos”.

De acordo com Patrícia, foi uma excelente oportunidade para dançar, brincar, dar boas gargalhadas e ter um momento de lazer em família, em meio a toda essa tensão gerada pela pandemia: “Eu sei que o momento em que vivemos é extremamente complicado. Além disso, todos os dias nós somos bombardeados com muitas informações, em sua maioria, muito tristes. Nossa intenção com essa festinha era poder distrair um pouco a mente de tanta tristeza e ter um momento em família”, finaliza.

 

Sabor de festa junina

 

E não dá para fazer uma festança em casa e se esquecer dos quitutes e delícias tão típicos desta época. Por isso, a culinarista e colunista do Jornal CORREIO Agostinha de Assis separou receitas saborosas e fáceis de fazer. Que tal experimentar?

 

Maçã do amor

 

Ingredientes: 3 xícaras de chá de açúcar; 3 xícaras de chá de água; 3 colheres de sobremesa de vinagre ou limão;

1 colher de chá de anilina vermelha e 10 maçãs.

Modo de fazer: misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo sem mexer até dar ponto de bala. Apague o fogo e passe as maçãs, espetadas em palitos de sorvetes, uma a uma, nessa calda. Deixe-as secando em mármore untado com manteiga.

 

Curau de milho

 

Ingredientes: 4 espigas de milho; 3 xícaras de chá de leite; 1 colher de sobremesa de manteiga; 1 lata de leite condensado e canela em pó.

Modo de fazer: rale as espigas e passe-as por uma peneira com 1 xícara de água. Junte o leite e a manteiga e leve ao fogo mexendo sempre, até obter um creme. Acrescente o leite condensado e mexa por mais uns 5 minutos em fogo baixo. Despeje em tigelinhas, deixe esfriar um pouco e salpique canela.

 

Creme de caneca

 

Ingredientes: 3 colheres de sopa de amido de milho; 2 ½ xícaras de leite; 1 vidro de leite de coco; 4 paçoquinhas de amendoim esfareladas; 3 colheres de sopa de açúcar; 2 colheres de sopa de margarina; 150 gramas de muçarela cortada em cubos e 4 espetinhos de madeira.

Modo de fazer: em uma panela, dissolva o amido no leite. Junte o leite de coco, as paçoquinhas, o açúcar e a margarina. Espete os cubos de muçarela nos espetinhos e coloque um em cada caneca. Cubra a muçarela com o creme bem quente e sirva em seguida.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Redação, no dia 05/07/2020 - 18:47


Comente esta Notícia