Tempo em Lafaiete: Hoje: 25° - 14° Agora: 23° Segunda, 25 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,815 Euro agora: R$ 6,092
Região


203 casos suspeitos de coronavírus são investigados em Congonhas; cidade também investiga um óbito




266 é o número registrado de casos prováveis  de infecção pelo coronavírus. Segundo o boletim epidemiológico de Congonhas, divulgado pela secretaria de Saúde da cidade, destes, 203 estão em investigação, 63 já foram descartados e até o momento não houve casos comprovados. 


O elevado número compreende a quantidade total de pessoas que procuraram os serviços de saúde com sintomas de febre e/ou qualquer sintoma respiratório ou pessoas assintomáticas que vieram de áreas de riscos, como Belo Horizonte, São Paulo ou Rio de Janeiro.


Óbito em investigação


A secretaria de Saúde da Cidade dos Profetas está investigando o óbito de uma paciente que havia realizado teste para diagnóstico da covid-19. O resultado do exame ainda não foi emitido pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), de Belo Horizonte. A Vigilância Epidemiológica de Congonhas solicitou à Secretaria de Estado de Saúde prioridade na análise.


A mulher, de 82 anos, é residente em Congonhas e foi internada no Hospital Bom Jesus com sintomas de gripe. O quadro evoluiu e a paciente foi transferida para o CTI do Hospital e Maternidade São José, em Conselheiro Lafaiete, onde faleceu.


Acesse o informe completo: Informe Epidemiológico – 07-04 


Sintomas da covid-19 podem ser relatados por telefone


Os moradores de Congonhas contam com atendimento telefônico para relatar sintomas da covid-19, doença causada pelo coronavírus. O call center da Secretaria Municipal de Saúde opera todos os dias da semana, das 8h às 20h, pelos números (31) 3732-1919 e (31) 3732-1948. O atendimento é feito por profissionais da área, como médicos e enfermeiros.


A doença é similar a uma gripe. Os sintomas mais comuns são febre, tosse e/ou dificuldade de respirar. Caso tenha alguns desses sinais, o cidadão deve comunicar seu estado de saúde ao call center. A necessidade de uma visita domiciliar será avaliada.


Essa é mais uma das ações da Prefeitura para combater o coronavírus no município. O objetivo é que a população procure o atendimento telefônico antes de ir aos serviços de saúde da cidade, evitando, assim, aglomerações desnecessárias.


Previna-se!


A melhor maneira de evitar a transmissão e o contágio do coronavírus é permanecendo em casa. Outras medidas podem ser tomadas, entre elas

  • Lavar frequentemente as mãos com água e sabão por, pelo menos, 20 segundos e/ou use álcool em gel;
  • Ao tossir e espirrar, cobrir nariz e boca com lenço ou com o braço, nunca com as mãos;
  • Não tocar em olhos, nariz e boca sem higienizar as mãos. Ao tocar, lavar sempre as mãos;
  • Quando estiver doente, ficar em casa e evitar contato com outras pessoas;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, copos, pratos e toalhas;
  • Manter os ambientes bem ventilados;
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;
  • Evitar aglomerações.



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Redação, no dia 07/04/2020 - 16:42


Comente esta Notícia