Tempo em Lafaiete: Hoje: 25° - 14° Agora: 23° Segunda, 25 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,802 Euro agora: R$ 6,086
Comunidade


Percentual Logística comemora os 22 anos e faz planos para expansão

Empresa superou crises focando sempre na observação do mercado e nas necessidades dos clientes




A gente cria o samba enredo, faz a fantasia e coloca o bloco na rua”. Essa frase, dita pelo diretor comercial Renato Mesquita Silva, define bem a Percentual Logística: uma empresa lafaietense criada em 1997, que é uma verdadeira lição de como entender o cliente, atender suas necessidades e se adaptar a elas e ao mercado. Conforme recorda Renato Mesquita, a Percentual Logística nasceu da observação da demanda por um serviço de distribuição mais profissional: “Eu era funcionário do Jornal CORREIO quando percebi que ‘entregar um panfleto qualquer um entrega, mas que entregá-lo de maneira profissional pode gerar oportunidade de negócios. Vi que ninguém fazia isso de maneira profissional e resolvi arriscar”, lembra,
A Percentual Logística foi fundada no dia 5 de novembro 1997. Na época, ela funcionava como uma cooperativa com foco em atender ao comércio, a Copasa e a Cemig: “Ganhamos licitações em Lafaiete, Barbacena e no Espírito Santo”, conta. Mas foi aí que a empresa passou por sua primeira grande prova de fogo: “A gente vinha tendo uma crescente bem a cima do que esperávamos, até que fomos surpreendidos pela questão do monopólio. Em 98, eu recebi uma carta precatória, por causa do monopólio dos Correios e chegamos a ir à falência. De início, já tivemos esse baque. Gastamos com advogados, mas o prejuízo maior foram as demissões que a gente teve que fazer naquele momento. Fomos à lona. Perdemos o serviço, fomos julgados, mas o juiz entendeu que não conhecíamos a lei. Então, não fomos penalizados”, recorda Renato Mesquita.
Sem sua maior fonte de receita, havia duas opções: desistir ou se reinventar e a Percentual optou pela que exigia mais persistência: “Tivemos que mudar para continuar no mercado. Então, o panfleto continuou mantendo nosso trabalho. Fui de porta em porta no comércio, mostrando nosso serviço e o nosso diferencial. Fomos montando estratégias: o cliente chegava com o material de divulgação e falava onde queria que distribuíssemos. Mas só distribuir não adiantava, porque não sabia qual era seu público e não surtia efeito. Foi então que resolvi me aperfeiçoar. Hoje, sou publicitário formado. Sentia a necessidade também de trabalhar na parte de criação. Digo que a gente cria o samba enredo, faz a fantasia e coloca o bloco na rua”.
‘Colocar o bloco na rua’, aliás, tornou-se mesmo uma marca da empresa. Em 2002, a Percentual começou a investir na área de comunicação, mantendo, claro, sua equipe de logística, e para atender às necessidades dos seus clientes, passou a trabalhar em várias cidades da região: “Hoje conseguimos atuar em 18 cidades, em um raio de 70 km. Para isso, temos, atualmente, 12 funcionários, mas também trabalhamos com free lancers e promotoras, no mercado de abordagem, como em portas de faculdades, de indústrias, semáforos etc.”, lista.
Em 2007, a empresa entrou, também, no ramo de encomendas, acompanhando o crescimento do e-comerce. “Hoje somos um dos maiores agentes da região, mas estamos buscando ser um distribuidor regional. Quero montar um centro de distribuição em Lafaiete. Nosso diferencial é o profissionalismo. No serviço de entrega aleatória direcionada, por exemplo, somos pioneiros no sistema de controle de entrega. O cliente duvidava muito. Então, temos um sistema via satélite, pelo qual monitoramos, em tempo real o passo a passo de cada equipe. No e-comerce, por exemplo, montamos um ponto para entrega. Caso o cliente não possa receber no horário comercial, temos uma estratégia para entregar fora desse horário”, detalha.
Sempre acertando o passo com a modernidade, a empresa expandiu seu leque de serviços para atender o cliente que busca a divulgação no meio digital: “Hoje, além de divulgação e distribuição, também trabalhamos com mídia digital e comunicação visual, fazendo criação e gerenciamento. Também temos painéis digitais no centro da cidade”, detalha. O carro chefe hoje é o e-comerce, mas o panfleto ainda é muito forte e respeitado, segundo explica. “Eu só não trabalho com linha branca e linha marrom, como a entrega de geladeira, por exemplo, mas entregamos produtos cubados de até 30 quilos”, situa. Outros diferenciais são know how do mercado e o acompanhamento contínuo do trabalho. “Meu pós-venda é o que mantém meu cliente. Temos uma equipe de suporte muito legal, em tempo real”, acrescenta o diretor comercial.
Na medida do cliente

Flexibilidade também seria uma boa palavra para definir essa empresa, que chega aos 22 anos cada vez mais descolada: “Temos várias formas de pagamento: trabalho com permuta, faço parcerias, convênios com empresas; não tenho problema nenhum com isso. E também temos os combos, em que damos uma assessoria durante o período da campanha. Sabendo que o custo de uma campanha completa pode ser elevado. Então, eu faço da melhor forma para o cliente. Para entregar um material, eu leio ele todo, vejo se ele está na linha certa, o que podemos fazer a mais etc. Vou ajustar a necessidade do cliente ao quanto ele pode investir. Dou cortesias para ele conhecer o produto. Isso é acompanhar o mercado. O cliente não quer mais só o básico”, alerta.
Outro diferencial citado pelo diretor comercial é a oportunidade dada ao 1º emprego: “Tive muita dificuldade, mas consegui entender isso. Os jovens ficavam com a gente durante alguns anos e, quando se formavam, iam embora. Hoje vejo de uma forma diferente: a Percentual é uma incentivadora do primeiro emprego. São várias pessoas que têm, em sua carteira, a minha assinatura como primeiro empregador e hoje estão no mercado. Um dos nossos funcionários estudou Direito, passou em um concurso e trabalha no fórum de Congonhas. Sempre que o encontro ele se mostra muito grato pela oportunidade. Por isso, desde 2016, também temos uma parceria com o TG, que indica os jovens que têm um desempenho melhor. Hoje, ficamos felizes em ver quando eles alcançam voos mais altos”, finaliza.

Serviço

Percentual Logística

Instagram e Facebbok: Percentual Logística

Telefone: 3761-5205

Endereço: rua Jorge Zacarias Mafuz, 172, Santo Antônio

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Redação, no dia 20/12/2019 - 11:34


Comente esta Notícia