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ANTT aprova pedido de relicitação do trecho da BR-040 concedido à Via 040

Requerimento segue, assim que despachado pela ANTT, para análise do Ministério da Infraestrutura; Concessionária permanecerá prestando os serviços normalmente aos usuários;




A diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) se manifestou, em 26 de novembro, favoravelmente, e de forma unânime, ao requerimento protocolado pela Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A (Invepar) e Concessionária BR-040 S.A (Via 040), de adesão ao processo de relicitação da concessão, trecho de 936,8 km entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG). O pedido da concessionária, protocolado em agosto de 2019 na ANTT, agora será remetido para análise do Ministério da Infraestrutura (MinInfra) e, posteriormente, encaminhado para a qualificação final no Programa de Parceria de Investimentos (PPI), secretaria vinculada à Casa Civil.

A avaliação preliminar do pedido da concessionária pela ANTT é uma das etapas previstas nos termos da Lei Federal 13.448/17, regulamentada pelo Decreto Presidencial 9.957, promulgado em agosto de 2019. A Lei Federal 13.448/17 é o instrumento criado pelo Governo Federal que permite a chamada devolução amigável e relicitação das concessões de infraestrutura. Uma outra etapa que está em andamento entre a ANTT e a Via 040, e que está prevista na lei, é a elaboração de um aditivo ao contrato concessão atual, que irá estabelecer as novas obrigações da concessionária até o novo leilão do contrato.

Após a realização de uma nova licitação pelo Poder Concedente, o trecho atualmente sob responsabilidade da Via 040 passará a ser gerido por um novo concessionário. Os prazos e formatos da relicitação (novo leilão) serão definidos pelo Governo Federal. A Via 040 reforça, ainda, que durante esse processo permanecerá prestando os serviços de operação e manutenção, garantindo aos usuários as condições de segurança e trafegabilidade da BR-040.

HISTÓRICO

Desde que assumiu a concessão, em 2014, a Via 040 investiu mais de R$ 1,78 bilhão frente a uma arrecadação de R$ 1,3 bilhão. Para a manutenção e operação da via nesse período foi necessário, inclusive, recorrer a aportes extras dos acionistas do grupo Invepar, da ordem de R$ 874 milhões. Mesmo com as dificuldades, a rodovia está hoje em condições muito melhores se comparada com os períodos anteriores à concessão, conforme pesquisas de qualidade da Confederação Nacional de Transportes (CNT). Também houve a redução de cerca de 40% no número de acidentes com mortes.

Dentre os investimentos, a empresa realizou 73 km de duplicação em áreas que tinham licença ambiental aprovada. Também recuperou o asfalto da BR-040 numa distância que supera em duas vezes a extensão concedida, além de instalar mais de 20 mil novas placas de sinalização. Os 21 postos de atendimento aos usuários construídos realizaram mais de 440 mil atendimentos, incluindo o parto de 19 bebês. Todos os dias, cerca de 240 usuários recebem algum tipo de auxílio da empresa.

Durante todo o período de operação, a Via 040 enfrentou um quadro setorial diferente do momento anterior ao leilão do trecho, realizado em 2013. As condições colocadas àquela época foram drasticamente alteradas por fatos supervenientes à gestão da concessionária, isto é, não houve a participação do BNDES no financiamento de longo prazo dos investimentos necessários e as licenças ambientais para obras foram emitidas com atraso. Além disso, a forte crise provocou redução da atividade econômica em todo o país, impactando na redução significativa de tráfego de cargas e passageiros.




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Postado por Redação, no dia 27/11/2019 - 15:50


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