Tempo em Lafaiete: Hoje: 25° - 14° Agora: 21° Segunda, 25 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,789 Euro agora: R$ 6,061
Política


Durante abertura de feira nacional em Lafaiete, deputado exalta os pioneiros na criação do cavalo Campolina




Com a presença do deputado estadual Glaycon Franco, dos prefeitos de diversas cidades da região e dos principais criadores do país, foi oficialmente aberta, na noite de quarta-feira, 9 de outubro a exposição “Nacional do Cavalo Cam­po­lina”. O evento acontece no Parque de Exposições Presidente Tancredo Neves, em Lafaiete, e foi considerado um dos eventos de maior renome no calendário agropecuário brasileiro.
Após saudar os convidados e o público, Glaycon salientou a importância da criação de equinos para a economia local e recordou o esforço empreendido por ele na Assembleia Legislativa para a obtenção do reconhecimento oficial de Conselheiro Lafaiete como capital mineira da equinocultura: “Conseguimos, fru­to do trabalho árduo de nosso mandato, o reconhecimento, pelo Esta -do, da nossa região como a terra do cavalo, a terra do equídeo em Minas Gerais, através do APL (Arranjo Produtivo Local) específico da equideocultura. Hoje, se alguém procurar, no Estado, onde está o reconhecimento oficial da terra do cavalo em Minas, verá que é Conselheiro Lafaiete e, por conseguinte, o Alto Pa­rao­peba”.   
O deputado Glaycon Franco fez questão de ressaltar o trabalho dos pioneiros, aqueles que acreditaram na produtividade do cavalo campolina e apostaram na criação da raça na região: “Tenho, hoje, 52 anos de idade e acompanho a evolução da raça campolina desde o meu nascimento. Sinto orgulho em dizer que meu avô, Antônio Franco Ribeiro, foi um dos primeiros da nossa região a criar o cavalo campolina, firmando-se como um dos precursores da raça. Hoje, nossa região é reconhecida como o berço do cavalo campolina e do jumento Pêga, além de pioneira na realização dos concursos de marcha. Foi daqui que os concursos de marcha se expandiram, tornando-se os grandes eventos que são hoje. Não é por acaso que aqui se localiza o maior clube do cavalo do Brasil. Por isso, devemos agradecer a essa gente visionária, principalmente aos criadores, tratadores e casqueadores. O trabalho de vocês faz da indústria do cavalo um dos setores que mais gera emprego e renda para todos”.
Glaycon Franco cumprimentou a população de Lafaiete pela hospitalidade com que vem recebendo os visitantes do país inteiro que vieram para a “Nacional do Cavalo Campolina” agradeceu à população por ter participado das inúmeras atrações.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Redação, no dia 11/10/2019 - 09:08


Comente esta Notícia