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Telefonia, TV por assinatura e internet lideram reclamações no Procon de Lafaiete




Operadoras de telefonia, TV por assinatura e internet estiveram no topo da lista de reclamações registradas no Procon Lafaiete em 2018. Segundo dados repassados pela unidade, juntas, a Oi (988 queixas), Sky (604) e Claro (235) e TIM (145) foram o assunto de 2002 atendimentos – cerca de 33% da média total computada durante o ano na cidade. Mas elas não estão sozinhas quando o assunto é gerar dor de cabeça para o consumidor. O Top 15 das empresas com maior demanda por suporte do órgão municipal traz seis bancos: Bradesco (175), Itaú (127), Caixa Econômica Federal (94), Mercantil (74), BMG (72) e Santander (70).
A boa notícia é que boa parte das reclamações feitas na unidade são conduzidas com sucesso. De acordo com a gerente do Procon, a advogada Mariana Rafaela de Oliveira Mendes, 88% das reclamações registradas no Procon são resolvidas pelo próprio Órgão. “Desde 2017, o Procon Municipal de Con­se­lheiro Lafaiete, com apoio da Febrabam [Fe­deração Brasileira de Bancos], empresas de telefonia, concessionárias e CDL/CL, vem desenvolvendo ações que dão suporte ao consumidor para que este consiga renegociar seus débitos”, explica. Em todo ano de 2018, 2.357 pessoas buscaram o suporte da unidade para resolver seus problemas. Como se tratam de negociações, em muitos casos, foi preciso voltar ao Procon Municipal para concluir o assunto. Daí a média de 6mil atendimentos por ano. Em 2019, 312 atendimentos já foram realizados.

Endividamento preocupa

Em um panorama estadual, o crescente endividamento das famílias é um problema que tem preocupado cada vez mais os órgãos de defesa do consumidor. O número de pessoas que comparecem ao Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em busca de ajuda para renegociar seus débitos com bancos aumenta ano a ano. Para se ter uma ideia, esse assunto ocupava o 9º lugar no ranking de reclamações do Procon, em 2017, subindo para o 3º em 2018. A lista traz a telefonia em primeiro e o chamado “combo” (telefonia, TV por assinatura e internet) em segundo (veja a tabela).
No ano passado, o Procon Assembleia re­gistrou um total de 6.080 reclamações. Dessas, 1.033 foram contra o serviço de telefonia (fixa e celular) e 726 para o “combo”. Coordenador do Procon, Marcelo Barbosa destaca que o setor de telecomunicações lidera o ranking há mais de cinco anos. Ele afirma que os órgãos de defesa do consumidor vêm insistindo na necessidade de uma fiscalização mais efetiva por parte dos órgãos governamentais de controle, principalmente no que diz respeito às cobranças indevidas nas contas.
O endividamento é outro desafio que precisa ser enfrentado com toda a seriedade possível. Entre 2017 e 2018, o aumento de reclamações no segmento “empréstimo consignado e pessoal” subiu 15,4%. Segundo Barbosa, isso indica que está havendo um estrangulamento crescente do orçamento familiar, prejudicando a economia como um todo, na medida em que canaliza para o setor financeiro recursos que poderiam ser utilizados em consumo, lazer e formação de uma poupança para emergências, por exemplo. Nesse sentido, é necessária uma revisão criteriosa dos fatores que desestabilizam o orçamento familiar, como os altos juros bancários, as frouxas exigências para contratação de empréstimos e a falta de educação financeira por parte do consumidor, defende o coordenador.

Serviço

Procon Lafaiete
Endereço: rua Carijós, 123, Centro.
Telefone: (31)3769-3050.
Horário de atendimento: 10h às 16h.




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Postado por Redação, no dia 01/04/2019 - 10:46


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