Muitos assuntos ligados a maternidade são frequentemente trazidos pelos pais durante as consultas com o pediatra. Um deles em especial é muito recorrente e provoca incômodo nos bebês e angústia em quem cuida: a assadura. Por isso, na coluna de hoje vou explicar um pouco mais sobre as causas e o que fazer para proteger a pele do bebê.
Embora seja um problema bastante comum e que tenha algumas causas específicas, trata-se de uma complicação que pode ser, na maioria das vezes, evitada com determinados cuidados. Por isso, é muito importante se informar a respeito.
As assaduras são resultado de uma reação inflamatória da pele. Normalmente, elas são causadas pelo contato do bebê com substâncias irritantes, como as fezes e a urina, por exemplo, que ficam retidas na fralda. Essas substâncias também podem facilitar a infecção por fungos como a cândida, que também é conhecida por transmitir o sapinho.
Algumas ações podem ser inseridas na rotina da família, ajudando a proteger a pele e diminuindo o risco de evoluir com assadura, sendo elas: higienização adequada e troca frequente de fraldas e evite produtos químicos. Além disso, é indicado deixar a pele do bebê respirar, o que ajuda no processo de cicatrização das assaduras.
Vale destacar que, quando o problema for causado por fungos, há pomadas específicas para esse tratamento. Antes de utilizá-los, tire todas as suas dúvidas com o seu pediatra.
Espero que você tenha gostado da coluna de hoje. Um abraço e até a próxima!
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Nayara Costa, no dia 01/07/2024