Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 17° Domingo, 24 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,031
Nayara Costa


Alimentos termogênicos: eles realmente ajudam na perda de peso?



 

Quem está em busca do corpo perfeito e quer eliminar alguns quilinhos extras procura por métodos que potencializem os treinos. Uma das formas de fazer isso é consumindo termogênicos, visto que eles aceleram o metabolismo e auxiliam na queima de gorduras. Mas, o que quer dizer a palavra termogênico e em quais alimentos podemos encontrar esta ação? É justamente sobre isso que vou falar na coluna de hoje.

Termogênico, segundo o dicionário, significa “que produz calor”, mas esses alimentos vão além: eles apresentam dificuldade de serem digeridos pelo organismo, que precisa consumir uma maior quantidade de energia e calorias para realizar a digestão. São, portanto, energéticos e auxiliam no aumento do gasto calórico.

No momento em que ingerirmos uma cápsula ou consumimos algum alimento termogênico, a temperatura do nosso organismo tente a subir. Essa parte do nosso cérebro começa a mandar comandos para que o nosso corpo trabalhe em ritmo acelerado para controlar a temperatura. E, para isso, o calor precisa ser dissipado, mas toda essa ação acontece a nível celular.

Para quem pratica as atividades físicas, é interessante pensar que seu o carboidrato leva cerca de 20 mim para ser consumido. Após isso, as gorduras se quebram e se transformam em energia. Quando se ingere o termogênico, esse tempo é reduzido e a lipólise começa antes, levando à perda de gordura.

Alimentos termogênicos

Os termogênicos, como café, chá, canela, gengibre e pimenta, no entanto, se destacam nessa função, pois induzem uma aceleração do metabolismo, fazendo com que o corpo queime mais calorias. Além disso, existe uma extensa lista de alimentos considerados termogênicos, entre eles estão:

·Água gelada;

·Água de coco;

·Hortelã;

·Cavalinha;

·Maçã;

·Laranja.

Além dos benefícios já citados, a maioria destes alimentos tem importante ação anti-inflamatória e antioxidante, combatendo os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. 

E aí, gostaram da coluna de hoje? É importante lembrar que apenas aumentar o consumo de alguns alimentos termogênicos sozinhos não é suficiente. É importante aliar o consumo dos alimentos termogênicos a um plano alimentar equilibrado, além da prática frequente de atividade físicas. Estas são consideradas condutas favoráveis para acelerar o metabolismo energético.

Um abraço e até semana que vem!



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Nayara Costa, no dia 30/11/2023

Nayara Carvalho Costa Matos




Comente esta Coluna