As campanhas de saúde nas empresas são importantes para minimizar as principais causas de afastamentos, como doenças mentais (ansiedade, depressão, síndrome do pânico, etc.), doenças cardiovasculares, lesões nas costas e joelhos e acidentes de trabalho. Seguem os principais temas que a Saúde Ocupacional pode abordar.
Combate à hipertensão arterial – o serviço de saúde pode realizar uma campanha de conscientização aferindo a pressão arterial, encaminhando os hipertensos para o acompanhamento médico e esclarecendo os trabalhadores sobre as medidas de prevenção.
Promoção da saúde mental – campanha que visa à prevenção das doenças mentais, sugerindo técnicas para melhorar a qualidade do sono e enfrentamento de problemas que vão além dos limites da empresa. Especialistas como psicólogos e terapeutas são fundamentais na campanha.
Incentivo à hábitos alimentares mais saudáveis – uma campanha com nutricionistas, nutrólogos e endocrinologistas pode introduzir uma cultura de alimentação mais saudável, evitando a obesidade e as doenças cardíacas.
Combate ao colesterol – o colesterol é um dos principais fatores de risco das doenças cardiovasculares. O serviço de saúde pode enfatizar a realização de exames, proferir palestras e encontros diários com alertas e dicas de cuidados com a alimentação e realização de atividades físicas.
Prevenção às hepatites virais – o serviço de Saúde Ocupacional pode, nesta campanha, além de realizar os exames de detecção dos diferentes tipos de vírus que causam a doença, conscientizar os trabalhadores por meio de palestras proferidas por especialistas infectologistas.
Prevenção do câncer de mama – uma companha de conscientização na empresa alerta as trabalhadoras (e os trabalhadores que replicam as ações com suas famílias) sobre os fatores de risco, sintomas que alertam a presença de tumores e como é possível prevenir a incidência da doença. Palestras e workshops com especialistas enriquecem a campanha.
Prevenção e combate ao diabetes – o serviço de saúde pode elaborar uma campanha para orientar os trabalhadores sobre os sintomas e as formas de prevenção com palestras, vídeos e depoimentos.
Prevenção do câncer de próstata – campanha essencial para orientar os trabalhadores da importância de realizar os exames preventivos regularmente. Com o apoio de especialistas é possível derrubar o tabu que cerca o diagnóstico e mostrar que há tratamento quando a doença é detectada precocemente.
Prevenção ao câncer de pele – campanhas com esse foco ajudam na prevenção do câncer mais frequente no Brasil e no mundo. Ações que incentivem o autoexame e o uso frequente de protetor solar têm resultado efetivo e a longo prazo.
Prevenção de acidentes no trabalho – campanha que enfatiza o uso correto de equipamento de proteção individual (EPIs), Equipamento de Proteção Coletiva (EPCs), adoção de boas práticas e cuidados extras no manuseio de máquinas e equipamentos. Palestras pontuais e Diálogos Diários de Segurança (DDS) são excelentes ferramentas de prevenção.
Fonte: Ricardo Pacheco, médico, gestor em saúde, CEO da Oncare Saúde e presidente da ABRESST (Associação Brasileira de Empresas de Saúde e Segurança no Trabalho).
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Papo Seguro, no dia 26/08/2022
Engenheiro de segurança do trabalho e proprietário da Protege EPI
Rua Lopes Franco, 545, Carijós, Lafaiete
Telefone: (31) 3762-1898
E-mail: protegeepei@protegeepi.com
Instagram: protegeepilafaiete
Facebook: @protegeequipamentos