Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 16° Domingo, 24 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,079
Nayara Costa


Mitos e verdades sobre os remédios manipulados



 

Receber uma receita de um medicamento manipulado pode gerar uma série de dúvidas ao paciente. Afinal de contas, entre mitos e verdades, não são poucas as informações incorretas que circulam sobre a real eficiência deste tipo de medicamento e, até mesmo sobre qual a diferença entre ele e um produto produzido por um laboratório tradicional. Por isso, na coluna de hoje, vou explicar alguns mitos e verdades sobre medicamentos manipulados.

Qualquer medicamento pode ser manipulado?  

Verdade. Salvo algumas exceções, praticamente todos eles podem ser preparados nas farmácias de manipulação, incluindo formulações feitas por dentistas, nutricionistas e veterinários. Além disso, todos os manipulados devem obrigatoriamente possibilitar ao indivíduo os mesmos resultados que qualquer outro medicamento. 

O medicamento manipulado não precisa de receita?

Mito. Os medicamentos manipulados precisam de receita tanto quanto remédios de drogarias, pois os princípios ativos utilizados muitas vezes são os mesmos. No entanto, existem produtos manipulados em áreas como cosméticos e dermatológicos que podem ser vendidos sem receita por não utilizarem princípios ativos controlados.

 

Os manipulados são produzidos de forma artesanal?

Mito. Por trás do balcão, há tecnologia, processos, sistema de garantia de qualidade, rastreabilidade desde a compra da matéria-prima até a entrega do produto final ao consumidor, além de supervisão do farmacêutico em todas as etapas.  

Pode ser feito em cápsulas menores?  

Verdade. Algumas pessoas, como crianças, idosos e pacientes especiais, têm dificuldade de engolir comprimidos convencionais. Existem vários tamanhos de cápsulas disponíveis, e a farmácia de manipulação pode facilitar o tratamento preparando o mesmo produto em cápsulas menores.

Além disso, uma das principais vantagens do produto manipulado é que um mesmo medicamento pode ser apresentado em diferentes formas farmacêuticas (creme, goma, gel de uso interno ou externo, loção, pastilha, solução, suspensão, xampu ou xarope), buscando o que é mais adequado para cada pessoa.

Gostaram de saber um pouco mais sobre os mitos que envolver os medicamentos manipulados? Espero que sim! Um abraço e até a próxima semana.



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Nayara Costa, no dia 30/06/2022

Nayara Carvalho Costa Matos




Comente esta Coluna