Basta pegar a coleira e chamar para passear que seu melhor amigo já fica todo alegre, não é mesmo?! Se na sua casa é assim também, a coluna desta semana é para você. O passeio é um momento muito agradável para os cães, mas é importante tomar alguns cuidados para não exigir do pet um esforço maior do que ele pode aguentar. Listei algumas dicas para realizar o passeio com conforto e segurança, confira:
Evite caminhadas sob sol forte e temperatura elevada
Os melhores horários para os passeios diários são de manhã (bem cedo) e no final do dia, quando o sol se põe, justamente sem o calor e raios solares excessivos. Cães sofrem complicações pelo excesso de temperatura, desde queimadura dos coxins (patas), até a hipertermia, quando a temperatura sob demais. Por isso, é necessário tomar muito cuidado com a exposição solar.
Verifique as condições do pet
Antes de sair de casa, é preciso ter certeza que o animalzinho está apto para fazer uma caminhada, por mais leve que seja. Por exemplo, ele não pode vir de um pós-operatório, de uma cirurgia recente e não deve ter nenhum processo patológico (estar doente ou debilitado). Além disso, é preciso que ele esteja com vacinas e vermifugação em dia e, principalmente, protegidos contra parasitas (pulgas e carrapatos).
Acostume o cachorro com a coleira
Muitos pets não gostam da coleira porque não estão acostumados com ela. A técnica para evitar que o cachorro puxe a guia durante o passeio é familiarizar seu amigo com ela. Comece colocando a coleira em seu pet em momentos dentro de casa. Deixe-o brincar um pouco, solto, para se acostumar à sensação da coleira no pescoço.
Depois, coloque a guia e passeie em um local familiar, como dentro de casa ou no jardim. Quando perceber que seu amigo está passeando tranquilamente, já acostumado com a coleira, é hora de ir para fora.
Comande o passeio
Cachorros são enérgicos e cheios de personalidade. Por isso, muitas vezes, ao sair de casa, eles querem tomar a iniciativa e comandar o passeio. Se, mesmo após treinar em casa, seu amigo ainda estiver puxado a coleira, mostre sua autoridade. Afinal, passear com o cachorro é um ótimo exercício para pets e tutores.
Não exagere no tempo do passeio
Para não ocasionar um desgaste maior do animal, evite os excessos. O tempo correto da caminhada é variável, não existe uma regra. Mas cada bichinho, apresenta sua particularidade em relação aos esforços físicos. Sendo assim, é importante que você entenda os sinais de cansaço que o animal dá para voltar para casa ou parar em algum lugar para que ele possa descansar um pouco.
A prática leva à perfeição
Se durante a primeira caminhada, seu amigo ficar ansioso ou agitado, não se preocupe. É comum que os pets não saibam como agir fora de casa! Com o tempo, eles se acostumarão, e você também vai aprender a passear com ele.
As caminhadas são essenciais para uma boa qualidade de vida, e devem acontecer diariamente, às vezes mais de uma vez por dia. E quanto mais o cachorro passeia, mais divertido fica.
Espero que vocês tenham gostado da coluna desta semana. Um abraço e até a próxima!
Serviço
Hospital Veterinário São Francisco
Jean Ciarallo
Veterinário especializado
em Clínica e Ortopedia
Endereço: Rua Duque de Caxias,
352, Chapada.
Mais informações: (31) 3721-1530 /
saofrancisco@cvsf.com.br
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Cuide bem do seu Pet, no dia 09/12/2021
Hospital Veterinário São Francisco
Jean Ciarallo - Veterinário especializado em Clínica e Ortopedia
R. Duque de Caxias, 352, Chapada.
Mais informações: (31) 3721-1530 / saofrancisco@cvsf.com.br