Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 15° Segunda, 25 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,086
Nayara Costa


Chega de sofrer com a retenção de líquidos: atitudes simples podem mudar a sua vida



 

Basta os dias quentes se aproximarem para que problemas como inchaço e retenção de líquidos apareçam, não é mesmo? Mas, não se preocupe! Isso é bastante comum entre as mulheres, então, na coluna de hoje, vou dar algumas dicas para evitar este transtorno, que é bastante comum, principalmente nos dias mais quentes.

A retenção acomete, na maioria das vezes, a região das pernas, mãos, barriga e tornozelos e o inchaço acontece quando os fluidos presentes nos vasos sanguíneos e linfáticos extravasam e se acumulam entre as células que ficam abaixo da pele. Estas alterações ocorrem com maior frequência durante o verão porque, nesse período, o corpo tem uma maior dificuldade em absorver a água do organismo e a circulação se torna mais lenta.

Mudanças no dia a dia

Algumas práticas podem ser adotadas no cotidiano para evitar a retenção de líquidos como, por exemplo:

- Beber bastante água: ela é um componente essencial quando se trata da retenção de líquidos no corpo. Além de mantê-lo hidratado, torna o organismo equilibrado e com suas funções vitais funcionando sem problemas.

- Invista em alimentos e manipulados diuréticos: além de ajudar no emagrecimento, os chás diuréticos e manipulados com ativos naturais voltados para a retenção são ótimas opções para regular o organismo e aumentar a produção de urina. Outro ponto importante é o consumo de frutas com ação diurética, como abacaxi, limão, melancia, mamão, pera e afins. Faça sucos naturais diuréticos para uma boa eficácia do seu organismo.

- Evite o excesso de sal: ele é feito a partir de sódio e cloreto e, no funcionamento do corpo humano, o sódio faz ligação com a água no corpo para manter o equilíbrio dos fluidos, tanto dentro como fora das células. Porém, quando há excesso de sal no corpo, o organismo começa a reter líquido. Ou seja, para conseguir regular o seu interior, evite sal, seja nas refeições diárias ou nos alimentos industrializados, pois grande parte das refeições prontas têm uma fonte alta de sódio, o que ocasiona a retenção.

- Realize exercícios regulares: praticar exercícios é outra maneira de auxiliar no combate à retenção de líquidos e inchaço. Sendo assim, as atividades que envolvem as pernas são muito bem-vindas durante o calor, porque têm a capacidade de manter o corpo em movimento e melhoram a circulação sanguínea, diminuindo o inchaço.

- Opte por massagens: elas também são capazes de promover a eliminação de líquidos e diminuir a sensação de inchaço. As drenagens linfáticas são as melhores para essa finalidade. Nelas, utiliza-se uma técnica que estimula o sistema linfático e garante uma série de benefícios como redução da retenção de líquidos, ativação da circulação sanguínea, combate à celulite, diminuição de dores corporais e melhora do sistema imunológico.

Espero que você tenha gostado das dicas. Não deixe que a retenção de líquidos tome conta de você. Atitudes simples, como mudanças na alimentação e a ingestão diária de manipulados, podem ser grandes seus grandes aliados.

Um abraço e até semana que vem!



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Nayara Costa, no dia 09/12/2021

Nayara Carvalho Costa Matos




Comente esta Coluna