Muitas empresas surgem todos os anos, no entanto muitas encerram suas atividades antes mesmo de completarem 3 anos.
São muitas as causas do insucesso de um empreendimento, mas sem dúvidas investir em qualidade e consequentemente reduzir custos pode ajudar um empreendimento a se manter no mercado.
Abaixo seguem 3 dicas simples, baseadas na gestão da qualidade, que irão garantir a redução de custos na empresa e consequentemente gerar economia.
DICA 1: REDUZIR/ELIMINAR FALHAS E DESPEDÍCIOS
Uma das formas de reduzir os custos é identificar e reduzir as falhas e desperdícios geradas em cada etapa do processo produtivo, para isso é importante conhecer o “passo a passo” de cada atividade realizada dentro de uma empresa. Deve-se descrever/desenhar e analisar detalhadamente cada processo, ou seja, é importante realizar o mapeamento dos processos da empresa e através desse mapeamento ficará mais evidente os setores os quais pode-se reduzir custos.
2º CONHEÇA AS CARACTERÍSTICA DE SEUS COLABORADORES
Um dos principais investimentos de uma empresa é em mão de obra e essa deve ser qualificada, se preciso a organização pode investir em treinamentos e até realocar a equipe de acordo com as características de cada funcionário.
Conheça seus colaboradores e quais são as pontos fortes e pontos que devem ser desenvolvidos em cada um, dessa maneira a expertise de cada funcionário será melhor aproveitada e isso refletirá em um processo produtivo mais rápido e eficiente.
Também é importante deixar bem claro a função de cada funcionário dentro da empresa, quem é o responsável por cada atividade, para isso pode ser elaborada a descrição de cargos da empresa.
3º GESTÃO DE FORNECEDORES
Uma das principais fontes de redução de custos está voltada para os fornecedores da empresa.
É importante que a empresa sempre avalie os seus fornecedores, considerando qualidade, tempo de entrega, preço, entre outros tópicos que considerar necessário.
Os fornecedores afetam diretamente a qualidade dos serviços/produtos prestados e alguns casos podem ser responsáveis por retrabalho e perda de prazos.
Outro fator importante é negociar com seus fornecedores, através da negociação é possível conseguir descontos que irão impactar diretamente o caixa da empresa.
Essas foram 3 dicas simples que se implantadas poderão melhorar a gestão da qualidade no seu empreendimento e consequentemente gerar mais economia.
Se precisar de ajuda para implantar o sistema de gestão da qualidade no seu empreendimento e reduzir os custos, pode contar comigo!
Adriana Samara
Engenheira | Consultora de Gestão e Negócio
Implantação da ISO 9001:2015
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Escrito por Adriana Samara, no dia 16/11/2021
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