Algumas pessoas questionam o motivo de fazer dieta e não atingir seu objetivo, a culpa para isso pode ser justificado pelas seguintes formas, entenda 5 causas dos quais perder peso torna-se uma missão impossível.
1) Ingestão alimentar inadequada.
É comum ouvir a seguinte frase: “como pouco e não emagreço”. Pois bem, o pouco pra um individuo pode ser muito para um profissional, outro motivo, se alimentar pouco não quer dizer que as calorias sejam pequenas, por exemplo as calorias de um brigadeiro e uma maça são similares, entretanto o percentual de gordura do brigadeiro e nutrientes da maçã são totalmente diferentes,vejamos outros alimentos que equivalem em calorias mas o teor diferente em nutrientes e saciedade:
04 biscoitos água e sal equivalem a 1 pão de sal; 1 pacote de biscoito recheado equivalem a 7 paes de sal, 1 coxinha a 1 sanduiche natural; 1 hambúrguer e batata frita a uma refeição completa (arroz, feijão, salada, bife, e salada de fruta de sobremesa). Concluímos nesse exemplo que é tudo é questão de escolhas!
2) Sono insuficiente.
Dormir poucas horas por noite contribui para o cansaço e o estresse, aumenta os níveis do hormônio cortisol, dessa forma dificultando a perda de peso. Alem disso durante o sono são produzidos maiores quantidades dos hormônios GH e leptina, que promovem o ganho de massa muscular, leva ao aumento do metabolismo e da queima de gorduras, gerando sensação de saciedade, consequentemente a ingestão alimentar e menor e favorece a perda de peso.
3) Ingestão inadequada de água.
O consumo diário é individual, para identificar basta multiplicar seu peso por 35 a 50 ml. Beber menos quantidade de agua do que o preconizado pode dificultar a perda de peso visto que a agua contribui para saciedade, manter o corpo hidratado é fundamental para acelerar o metabolismo e a queima de calorias, transportar nutrientes e oxigênio para manter as funções das células, manter o funcionamento do intestino e ajudar na digestão dos alimentos.
4) Desequilíbrio hormonal
Em situações em que os hormônios da tireoide T3 e T4 estão diminuídos, levam ao desenvolvimento do hipotireoidismo, deixando o metabolismo e o gasto de energia mais lentos, dificultando a perda de peso mesmo quando a pessoa faz dieta e exercícios físicos. Além disso estresse e ansiedade fazem com que o corpo aumente a produção do hormônio cortisol, que atua em situações de estresse. Em níveis elevados pode ocorrer aumento de gordura no organismo, propiciando para que o metabolismo torna-se mais lento, sendo uma justificativa para não conseguir perder peso.
5) Por fim, a pratica de atividade física contribui para queima de calorias e déficit calórico, chegando ao resultado desejado.
É interessante uma dieta adequada em calorias, individual, prescrita por profissional especializado para que os objetivos sejam alcançados com sucesso e com saúde, considerando todos parâmetros importantes além do objetivo estético, como saúde e qualidade de vida.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Graziele Mendes, no dia 17/06/2021
Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva
grazielemendes6@gmail.com
(31) 99880-2324