Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 15° Segunda, 25 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,086
Nayara Costa


Você sabe como funcionam os atendimentos nos Consultórios Farmacêuticos?



Desde 2014, os atendimentos em consultórios farmacêuticos são permitidos por lei. Esses atendimentos são personalizados, e ocorrem em consultórios dentro da própria farmácia, nos quais os farmacêuticos podem, inclusive, realizar algumas prescrições. Incrível, não é mesmo?! Então, na coluna de hoje, vou falar um pouco mais sobre a atuação dos farmacêuticos nesses atendimentos. Vamos lá?

O Conselho Federal de Farmácias (CFF) definiu o conceito dos consultórios farmacêuticos em duas portarias publicadas no ano de 2013, bem como a existência de um espaço próprio para tal, dispondo sobre o exercício das atividades farmacêuticas em todo país.

Sendo assim, o profissional farmacêutico pode avaliar o conjunto de remédios que o paciente está tomando, orientar sobre a melhor forma de tomar a medicação, ouvir o paciente sobre sua evolução clínica e, ainda, fazer contato com o médico ou com outros profissionais da saúde que o acompanham para discutir o tratamento e, até mesmo, indicar medicamentos isentos de prescrição médica.

Nos atendimentos, os farmacêuticos podem, ainda, avaliar quadros clínicos relacionados à estética, como a saúde da pele, cabelos e unhas, por exemplo. Além de prescrever os dermocosméticos adequados, manipulados específicos e, até mesmo, orientar sobre vitaminas e suplementos alimentares.

É importante lembrar que, apesar disso, os atendimentos personalizados nos consultórios farmacêuticos também possuem algumas restrições, entre elas: os profissionais não podem passar receitas de medicamentos que exijam prescrição médica, além de não poderem realizar a mudança de remédios indicados por médicos ou procedimentos de execução exclusiva de médicos.

Os atendimentos farmacêuticos costumam ocorrer de duas formas. Na primeira, os próprios pacientes podem procurar por um farmacêutico com suas queixas de saúde ou dúvidas sobre seu tratamento. Já na segunda, durante o próprio atendimento rotineiro no balcão, se o farmacêutico detectar uma situação atípica, pode convidar o paciente para uma consulta mais individualizada.

Espero que vocês tenham gostado de saber um pouquinho mais sobre os atendimentos realizados por nós, farmacêuticos. Estamos aptos a te receber e a te atender, com todo cuidado e segurança necessários, te oferecendo soluções no âmbito da saúde e do bem-estar.

Um abraço e até a semana que vem!



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Nayara Costa, no dia 14/05/2021

Nayara Carvalho Costa Matos




Comente esta Coluna